CARREIRA: COMO RETOMÁ-LA RAPIDAMENTE AO FICAR DESEMPREGADO?

CARREIRA: COMO RETOMÁ-LA RAPIDAMENTE AO FICAR DESEMPREGADO?
abril 19 18:39 2016 Imprimir Este artigo

Para quem estava trilhando uma excelente carreira profissional, ficar desempregado é algo desesperador. Essa pausa é uma situação bastante desagradável para quem estava evoluindo profissionalmente. Normalmente, as pessoas se perguntam: “O que farei agora?”.

Automaticamente, elas atualizam o currículo, enviam para o maior número possível de empresas e seguem em busca por novas oportunidades de emprego. Porém, o tempo vai passando, as respostas não chegam e o desânimo começa a aparecer.

Infelizmente, isso acontece com muitas pessoas. E com o nosso país atravessando uma situação tão complicada, as vagas de emprego estão cada vez mais disputadas. Contudo, algumas atitudes podem fazer com que essa retomada da carreira aconteça rapidamente.

Separamos dicas para quem deseja retornar ao mercado em breve. Confira:

ATIVE SEU NETWORKING

Essa é hora em que a rede de contatos que você cultivou durante sua carreira profissional se torna importante. Invista e trabalhe bastante seu networking. Converse com ex-colegas de trabalho, familiares ou simples conhecidos. Não deixe que as pessoas se esqueçam de você, fale da sua situação para elas.

Não tenha vergonha de dizer que está desempregado. Ou melhor, diga que você está disponível para o mercado. As pessoas que acompanham sua vida profissional conhecem da sua personalidade e sua forma de trabalho. Certamente, elas vão indicar quando souberem de uma oportunidade de emprego no seu perfil.

FAÇA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

Aproveite esse momento para estudar e melhorar suas qualificações. Invista em cursos de especialização dentro da sua área e tenha mais um item importante para colocar em seu currículo, por exemplo.

Avalie o que está faltando para você ser um profissional mais completo. As vagas de emprego exigem inglês avançado e o seu é intermediário? Então, comece um curso de curta duração do idioma e evolua neste quesito. Você não ficará parado e vai continuar trabalhando para melhorar sua carreira.

Para saber o que é mais adequado para o seu momento e como essas decisões podem ter melhores resultados, uma boa forma de ajuda é ter um programa de coaching a seu favor. Isso porque você terá o auxílio certo para fazer as melhores escolhas e alavancar sua carreira.

USE AS REDES SOCIAIS AO SEU FAVOR

Diversas vezes associada a “perda de tempo”, as redes sociais podem ser um ótimo meio de procurar uma oportunidade de trabalho. O LinkedIn é uma excelente plataforma para quem deseja retomar a carreirarapidamente. Ele oferece diversas opções que te auxiliam na busca de uma vaga de emprego.

Mantenha seu perfil bem atualizado, deixe claro todas suas principais competências e como você construiu suacarreira até aqui. Além de ser um currículo profissional, as chances de empresas visitarem sua página são grandes. Então, cause uma boa impressão com esse “cartão de visita”.

Seguir o perfil das empresas que você tenha interesse em trabalhar é outra atitude interessante dentro LinkedIn. Elas utilizam essa rede social para buscar novos talentos e divulgar oportunidades. Se você estiver atento a isso, sempre sairá na frente.

Em meu perfil do LinkedIn, por exemplo, mesmo que eu não esteja em busca de recolocação profissional, mantenho sempre atualizações e conteúdos relevantes. Isso faz com que o meu networking – que abordamos lá em cima, lembra? – esteja sempre renovado e aquecido.

Se quiser, me adiciona lá no LinkedIn! Será um prazer tê-lo entre as minhas conexões e, quem sabe, não é entre esses contatos que está sua oportunidade?

Outra boa alternativa são os grupos no Facebook dedicados a novas vagas. Existem diversas comunidades que postam informações sobre empregos. Elas são direcionadas por áreas de atuação ou por regiões. Acompanhar esses fóruns é importante para sempre estar à frente quanto às novidades do mercado.

Manter seu perfil no Facebook também ativo, com informações relevante, também pode ajudar. Convido você para ver minha página do Facebook e me adicionar também em meu perfil

veja mais artigos

Sobre o Autor

Luiz Dias
Luiz Dias http://luizdias.com

Luiz Dias é Coach especialista na área de TI, empreendedor a 20 anos e CEO da Allanis Networks, Coautor do Livro Qualidades de um grande Líder e Manual do Crescimento, e vive sua paixão. Criou o Programa Líder Excepcional em TI,onde capacita profissionais de TI a terem sucesso pessoal e profissional como Líder. É palestrante, especializado em liderança, Carreira, mudança de comportamento e empreendedorismo.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta