Carreira Profissional – Atenção no momento certo

Carreira Profissional – Atenção no momento certo
outubro 26 08:27 2015 Imprimir Este artigo

A carreira profissional é um dos pilares essenciais da vida contemporânea e seu desenvolvimento engloba toda a vida de uma pessoa e não apenas sua ocupação. Portanto, escolher e criar uma identidade profissional da qual possamos nos orgulhar e que esteja em harmonia com os outros papéis que desempenhamos na vida é, frequentemente, problemático. Há uma oferta enorme de cursos e profissões e diferentes carreiras que podem ser trilhadas a partir de cada profissão, o que estimula o sentimento de angústia relativo ao futuro profissional.

O futuro que o angustia, no entanto, deve ser pensado no presente, porque essa transição é um momento de decisões importantes para a vida. Mais preocupante do que escolher um curso, uma universidade e desejar estar fazendo algo, é começar a desenhar o próprio caminho – planejar, pesquisar, estudar, conhecer e fazer esse processo de forma consciente, para erradicar ou minimizar ao máximo as incertezas que surgem antes e durante o curso superior e que podem representar desperdício de tempo e dinheiro preciosos.

O foco do Ensino Médio no Brasil está nos estudos para passar no vestibular ou no Enem em uma boa universidade, mesmo que o estudante ainda não vislumbre o futuro profissional 100% seguro de sua escolha. O custo dessa insegurança com relação à escolha, no entanto, pode ser bem alto. Tomemos como exemplo o ingresso em um curso superior cujo valor da mensalidade gire em torno dos R$1.500,00. Se lá pelo oitavo mês de curso o jovem descobrir que não é isso o que ele quer para si, entre matrícula e os oito meses cursados, o valor despendido já será de cerca de R$13.500,00, sem contar os custos que vêm atrelados à graduação, como livros, apostilas, transporte, moradia, etc. Acrescente-se a isso ainda novos preparativos para a escolha e o ingresso em outro curso superior.

O Coaching vocacional é um processo de ajuda para traçar uma direção de vida, sabendo para onde vai, por que vai e como vai chegar lá. Autoconhecimento, planejamento, pesquisa e ações desencadeadas pelo processo são recursos inestimáveis de apoio, suporte e avaliação às escolhas feitas nesse período. Além disso, desenvolve a autonomia, para que, num próximo momento de decisão, seja possível acessar sozinho as respostas que procura, uma vez que o caminho para buscá-las já é conhecido.

É um processo transformador para quem está escolhendo sua profissão ou carreira pois oportuniza o planejamento e o preparo de um futuro mais feliz e de maiores realizações.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Jeanine Bellini Guedes
Jeanine Bellini Guedes

Coach, educadora e jornalista.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta