Coaching e Lider Coach – Um novo horizonte para os profissionais de saúde

Coaching e Lider Coach – Um novo horizonte para os profissionais de saúde
outubro 24 17:55 2015 Imprimir Este artigo

UMA NOVA VISÃO PARA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DIÁRIOS DESSES PROFISSIONAIS

Os profissionais da saúde, de um modo geral, são altamente capacitados, treinados e especializados para suas funções e as exercem de modo magistral. Assim,quando o profissional é altamente dedicado, ele foca na parte principal, que é a qualidade e entrega de seus serviços, seja ele: dentista, cirurgião, medico clínico ou qualquer outro profissional da área de saúde. Isto se deve ao fato de nossas universidades priorizarem as questões técnico-científicas em busca dos melhores e mais modernos tratamentos para a cura de doenças e não darem a devida atenção para as disciplinas como gestão, finanças, administração, gestão de pessoas e marketing, tão importantes para estes profissionais e que no mercado atual têm feito um grande diferencial nas empresas que têm colaboradores especializados nessas áreas de atuação.

As faculdades ensinam a tratar doenças e curar pacientes com suas enfermidades, mas, não ensinam a ver a pessoa como um todo, como uma visão sistêmica e nem tampouco a ver a profissão como um negócio ou uma empresa. Por exemplo, um dentista ou um médico que tem uma agenda em dois consultórios e hospitais, estão sempre em seu horário de trabalho atuando, estudando ou planejando seus tratamentos.

Normalmente esses profissionais são muito centralizadores em todas as decisões, tanto nas questões técnico-científicas quanto nas questões de gestão e administração.Contudo, falta tempo e conhecimento técnico para gerir e administrar sua clínica ou consultório, que é um negócio como outro qualquer. Mas, lidar com essas duas vertentes,da administração e da operação ao mesmo tempo, é complicado, e por isso muitas clínicas fecham, mesmo tendo ótimos profissionais. Dessa forma, a grande necessidade desses profissionais é a de saber liderar com qualidade e eficiência, delegar para sua equipe e ter competências nas áreas de gestão, marketing, gestão de pessoas e administração.

Esses profissionais necessitam de ferramentas e técnicas que otimizem o tempo dentro da sua jornada de trabalho e tragam resultados nessas áreas, pois, nas estruturas de clínicas e consultórios atuais, com o aumento dos convênios de saúde, é muito difícil contratar outros profissionais para cada área específica devido ao aumento expressivo nas despesas. Portanto, o próprio profissional da saúde é quem deve contemplar todas essas atribuições.

É neste caminho que o coaching e o líder coach podem trazer recursos práticos que promovam um grande diferencial e resultados excelentes para aqueles profissionais que queiram obter novos horizontes em sua vida profissional e pessoal.Assim, essas novas metodologias preenchem de forma eficaz a necessidade desses profissionais adquirirem novas competências e habilidades de gestão em um mercado extremamente competitivo e de mudanças rápidas, intensas e necessárias.

Como funcionam os processos de coaching e lider coach para saúde?
O coaching e o líder coach podem ser realizados em qualquer área ou qualquer profissão, porém, o que devemos pensar em relação à área da saúde é que devido à falta de tempo desses profissionais, deve-se haver um grande comprometimento e muita vontade de mudar para que se tenha um bom processo de coaching e para que as ferramentas do líder coach possam ser utilizadas de forma eficiente, trazendo assim os resultados esperados de forma prática.

Para facilitar o trabalho do Coach que atua com profissionais da saúde, inicia-se o processo com uma palestra de cultura de coaching e aplicação de uma avaliação do perfil comportamental e profissional individual de toda equipe. E deverá ser feito também uma avaliação 360 graus daquele profissional que necessita de novas competências e habilidades, com o intuito de mudar, transformar ou melhorar o estado atual do seu negócio ou da sua vida pessoal. É importante ressaltar a necessidade de que essas avaliações sejam realizadas por profissionais habilitados e certificados.

Essas análises ajudam na identificação das competências, necessidades e pontos de melhoria do candidato à mudança. No caso da avaliação comportamental individual, ela irá tratar de questões pessoais e profissionais somente do avaliado, pois só ele irá responder as questões. Já na avaliação 360 graus , teremos um retrato das questões pessoais,profissionais e também irá ajudar a identificar mais profundamente todas as necessidades, pontos de melhoria e principalmente dará um feedback sistêmico, pois nesta avaliação, além do avaliado mais 5 a 15 pessoas respondem a avaliação sobre o candidato analisado.

No entanto deve-se tomar muito cuidado ao aplicar a avaliação 360 graus, pois tanto empresa quanto um candidato deverão estar preparados para receber este tipo trabalho. Vale ressaltar que existem muitos testes e pesquisa na internet que podem dar um norte para candidatos a uma transformação, mas como já foi exposto anteriormente, a validação desses testes deve ser feita por um profissional habilitado e certificado.

Após a realização das avaliações, deve ser feito um diagnóstico empresarial juntamente com o profissional para traçar um plano de ação, um plano tático e um plano operacional. Essa tríade de planos nada mais é do que colocar no papel os objetivos,desafios, competências, habilidades, barreiras e ações em busca daqueles objetivos,saber quem vai colocar em prática cada fase do processo, como isso será feito e em quanto tempo. Essa questão de tempo é talvez, a mais importante do processo, pois ela define um prazo especifico e motiva o cliente a atingir seus resultados. Portando ela deve ser bem específica, por exemplo: dia 20 de outubro de 2014 terei atingidos os objetivos propostos no início do processo.

É nessa hora que se inicia as sessões ou o processo de coaching ou líder coach propriamente dito que deverá levar entre 6 e 12 semanas, dependendo da disponibilidade de cada profissional. Ao final desse processo o cliente deverá ter novas competências e habilidades , além de noções de como liderar, delegar, gerir e administrar melhor sua equipe e sua empresa.

No processo de coaching pode-se utilizar várias ferramentas e técnicas e aqui segue algumas que são importantes e que não devem faltar nas sessões:

a. Avaliação do perfil comportamental pessoal e profissional;
b. Roda da Vida ou Ponto de Alavanca;
c. Roda das Competências;
d. Roda da liderança;
e. Road Map ou Rota de Ação;
b. Avaliação 360 graus ou Feedback 360 graus;
c. Crenças e Valores, e Missão , Visão e Valores;
d. Plano de Ação, Tático e Operacional;
e. Matriz de Gestão da Mudança;
f. Tríade do Tempo;
g. Plano SMART;
h. Modelo 5W2H, entre outras técnicas e ferramentas.

É lógico que no coaching existem muitas técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas além dessas colocadas acima, porém, essas técnicas mencionadas servem para ajudar o Coach a traçar um plano de trabalho mais eficiente, servindo como uma base, podendo incluir ou retirar quaisquer outras técnicas e ferramentas para que se obtenha a melhor performance do seu Coachee.

Essas técnicas e ferramentas irão ajudar o profissional da área da saúde a melhorar muito seu desempenho nas questões de gestão de sua equipe, trazendo assim,melhores resultados para seu negócio. Alem disso, ao realizar o processo de coaching e líder coach ele terá uma grande transformação que levará a uma melhoria significativa em sua qualidade de vida. Normalmente esses profissionais fazem jornadas de trabalho de 12 a 15 horas, o que é muito prejudicial a sua saúde. Assim fazendo o processo de forma comprometida e focada ele terá muitos benefícios tanto em sua vida pessoal como em sua vida profissional.

Dessa forma, quando o profissional da saúde tiver terminado todo o processo terá competências e habilidades que farão com diminua o jornada de trabalho e tenha em consequência mais tempo com a família e para o lazer, pois, este profissional normalmente não tira férias. Então, além do fato deste profissional melhorar seus resultados em seu negócio, terá mais tempo livre. E talvez este seja um ponto importante para a maioria desses profissionais que gostariam muito de ter mais tempo livre para poder fazer outras coisa que não seja atendimento de pacientes.

Concluindo o Coaching e o Líder Coach trará ao profissional da saúde muitos benefícios em termos de qualidade de vida, melhoria em seu ambiente de trabalho e principalmente uma nova visão de mundo e um grande autoconhecimento que servirão para obtenção de uma evolução contínua em todos os aspectos de sua vida.

veja mais artigos

Sobre o Autor

DoctorCoach
DoctorCoach http://www.doctorcoach.com.br

Dentista, Coach, Palestrante, MBAs em Gestão, Estratégia, Liderança e Marketing. Fundador do GRUPO LINTZ Analista comportamental DoctorCoach

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta