Coaching e mentoria não funcionam para ninguém

Coaching e mentoria não funcionam para ninguém
novembro 03 21:15 2015 Imprimir Este artigo

É isso mesmo Coaching e mentoria não funcionam para ninguém!

Os motivos

São diversos os motivos que podem ou não influenciar um processo de coaching ou mentoria. Mas existe um que é o principal. VOCÊ! Sim, você!  Um carro de fórmula 1 não se pilota sozinho (ainda), e não pode ter o máximo de performance se não for conduzido de maneira correta. O que muitos não sabem, é que esta condução, não é feita SOMENTE pelo coach ou pelo mentor. Eles te ajudam a criar o caminho, mas quem pilota, SEMPRE é você.
Abaixo, algumas das caraterísticas que a maioria das pessoas possui que as impedem de aproveitar um processo de coaching/mentoria:

Comprometimento

Fato: nem todo mundo quer se comprometer com algo. Mesmo esse algo muitas vezes, sendo nós mesmos. Estar comprometido com o próprio sucesso, com a criação da sua trajetória de vitórias não é algo que as pessoas pensem em fazer. Ainda mais quando sabem que para fazer a diferença em suas vidas elas precisarão dedicar horas, meses e até mesmo anos se aprimorando.

Se você se identifica com a descrição acima, o processo de coaching ou mentoria, não vai funcionar com você.

Mudança

Nem todos estamos dispostos a mudar algo em nossas vidas, mesmo sabendo como fazer isso, pois mudar implica, mudança. Parece simples e é, mas o simples fato de saber que precisamos mudar pode travar até o mais bem-intencionado dos projetos. E muitas vezes, por mais que o coach ou mentor se esforcem para buscar as motivações dentro de cada um de nós, algumas pessoas simplesmente não se importam com isso ou fecham os olhos para elas.

Infelizmente, se você se enxerga nesta descrição, o processo de coaching ou mentoria não vão funcionar com você.

Abertura

Nem todos querem se abrir com um profissional ou se entregam ao processo, respondendo às perguntas de maneira sincera e objetiva. Ao passo que existem pessoas que realmente tem dificuldade de fazer isso, algumas realmente não se importam de fingir que não sabem, e não aproveitam o processo como deveriam.

O coach e o mentor não possuem um cajado mágico, que eles batem na cabeça das pessoas e as fazem “enxergar” a verdade. Este é um trabalho que ninguém pode fazer por você. Então, se você é dessas pessoas que não gostam de se abrir, ou tem dificuldade de enxergar a verdade sobre si mesmo, o processo de coaching ou mentoria de nada servirão para você.

Tarefas

Não gosta que lhe digam o que fazer? Que pena! Todas as sessões de coaching e mentoria terminam com tarefas a serem realizadas, TODAS, sem exceção. Coaching e mentoria não são passeios descompromissados no parque. São processos que lhe ajudam a desenvolver atitudes e habilidades que lhe ajudarão a conquistar objetivos e metas. Mas, nem todos estão dispostos a fazer as tarefas necessárias e sempre arrumam uma desculpa para não fazer o que precisa ser feito. O resultado disto? Você vai continuar onde está, enquanto não se mexer para fazer as coisas acontecerem na sua vida.

Mais uma vez, se você levemente se identifica com a situação acima, o processo de coaching ou mentoria de nada ajudará você.

Zona de conforto

Começar um projeto, emagrecer, juntar dinheiro, estudar para um concurso, iniciar um mestrado. Sabe o que todas estas coisas têm em comum? A dor!

75% das pessoas são movidas pela dor e 25% pelo prazer. Mas, sempre existem pessoas que não se movem por nada. São rochas delas mesmas, inertes, que não tem vontade de sair da zona de conforto. Note bem, eu falei VONTADE de sair da zona de conforto. Pessoas que tem medo de sair, cedo ou tarde acabam fazendo isso, mas uma pessoa sem vontade, ficará lá para sempre. Que Deus o tenha…

Nem preciso falar, que se você se enquadra na descrição acima, nem dinamite vai ajudar você.

Hábitos

Em média, um hábito leva 66 dias para se formar. Não é da noite para o dia que você começa a ser produtivo ou a emagrecer, mas tudo começa com o primeiro passo. E muitos de nós nem sempre estamos dispostos a isso.

Para o nosso cérebro, não existe hábito bom ou ruim, cabe a cada um de nós definir o que é ou não aceitável com relação aos nossos hábitos. Decidir se irá ou não dar este primeiro passo é uma decisão pessoal, que não pode ser tomada por ninguém que não seja você mesmo.

Então, se você é uma pessoa que não quer criar ou acha que não precisa criar novos hábitos em detrimento de alguns que já possui hoje, o coaching e a mentoria pouco podem fazer por você.

Performance

Resultados extraordinários, precisam de ações e atitudes extraordinárias.

Nossa capacidade de realização está intimamente ligada à nossa capacidade de ação. Quanto melhor fazemos algo, melhor o resultado alcançado. O oposto também é verdadeiro. Quanto pior ou mais desleixado somos, o resultado final é sofrível. Para alcançar o que buscamos em nossas vidas, precisamos ser o mais extraordinário possível, naquilo que realmente importa. Uma vez definido o que é preciso fazer, precisamos ser MESTRES naquilo. Mas, nem todos estamos dispostos a fazê-lo.

Se você não estiver disposto a ser o melhor que você puder ser em algo, o processo de coaching e mentoria não vão funcionar para você.

Todos temos, em maior ou menor grau uma das características acima. O segredo se encontra em como fazemos para burlar essas limitações e colocar nossa vida nos eixos. Mas inevitavelmente, esta limitação tem que ser eliminada ou minimizada por nós mesmos. Temos que querer ser diferentes, mais maleáveis, mais performáticos e mais sinceros com nós mesmos. O que devemos sempre nos perguntar é como posso fazer para que esta limitação não me atrapalhe a alcançar o que quero?

Uma vez que decidimos que vamos fazer a diferença em nossas vidas, aí sim, o processo de coaching ou mentoria, pode ajudar.

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

William Tadeu
William Tadeu http://www.criesuarota.com.br/

Me chamo William Tadeu e atuo como Coach de Carreira na Crie Sua rota e na Carreira Espartana. Meu trabalho é transformar o mundo num lugar melhor uma pessoa por vez :)

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta