A culpa não é das estrelas

by Marcelo L Barros | 31/10/2015 14:23

Pense rápido! Pegue um pedaço de papel e escreva o nome de uma pessoa que está sabotando seus sonhos! Agora continue lendo e já já a gente fala dessa pessoa!

Cheguei atrasado por que o trânsito está caótico!

Não consigo trabalho por que o mercado está muito concorrido!

Terminei meu casamento por que ela é muito egoísta!

Sou assim por que meus pais me educaram desse jeito!

Você se identificou com alguma dessas frases? Já disse alguma delas? Ou algo parecido? É assim mesmo que nós vivemos: nos isentando aqui e ali de várias pequenas coisas que sempre são culpa de algo ou alguém. Nunca de nós mesmos, que colocamos o despertador na soneca, que preferimos comprar aquele tênis caro a investir em mais um curso, que não batalha pra ter uma relação equilibrada ou que não busca outros caminhos, além dos que nos foram ensinados.

mimimização é um comportamento muito comum e até aceitável, que todos nós, invariavelmente, cometemos um dia; ou dois; ou todos! Responda-se agora, com toda a sua sinceridade: você acha mesmo, de verdade, que tudo que acontece na sua vida, tudo, tudo mesmo, é culpa das estrelas?

Claro que não! Lógico que você está sujeito às ações de outras pessoas e outros acontecimentos e até mesmo ao efeito borboleta. Mas a diferença é como você lida com este efeito. Você se acomoda e chora ou se levanta e adapta? Qual atitude vai te levar a algum lugar?

Hoje estava numa livraria. Fui buscar um pouco de Luz. Já estava com o livro que eu queria em mãos, mas, não sei por que, comecei a andar pelos corredores. Dei de cara com o livro O Poder da Ação, do Paulo Vieira. Abri o livro em uma página qualquer e olha só o que eu li:

Você é o único responsável pela vida que tem levado. Você está onde se colocou. A vida que você tem levado é absolutamente mérito seu , seja pelas suas ações conscientes ou inconscientes, pela qualidade de seus pensamentos, seus comportamentos e suas palavras. Por mais doloroso que seja, foi você que levou a sua vida ao ponto em que está hoje. Sendo assim, só você poderá mudar essa circunstância.

Por mais doloroso que seja… Sim, por que, quando a gente compra carro ou fecha aquele contrato, o mérito é nosso, do nosso trabalho, persistência, suor, etc. Mas, quando as coisas não saem como planejamos… Ah, Universo, seu maroto!

Vou lançar um desafio pra você! Tente, sinceramente, pensar o que você poderia ter feito diferente, para se adaptar a alguma situação. Como você estaria se tivesse feito isso? Será que ainda dá tempo pra tomar esta ação?

Como você se sentiu fazendo este exercício?

Pra você não dizer que eu te larguei com a Caixa de Pandora aberta, pratique estas pequenas Grandes Ações para mudar o pensamento de que você é uma vítima das circunstâncias:

  1. Pare de criticar as pessoas. Elas fazem o que acham certo; faça o mesmo!
  2. Pare de reclamar do Universo. De Deus. Da Dilma. Do mensalão.
  3. Pare de caçar bruxas. Levanta, sacode a poeira e dê a volta por cima.
  4. Pare de mimimi, criatura!  Só nas novelas existem vilões que passam a vida bolando planos mirabolantes para nos prejudicar. A vida real não é assim. Mais uma vez, cada um de nós faz o que acha melhor pra si.
  5. Errou? Beleza! Aprenda com eles! Pare de se justificar, não jogue fora a energia que você deve usar para se reinventar.
  6. Eu já disse que cada um de nós faz o que acha melhor pra si? Sim! A vida é assim e não cabe a você julgar as atitude dos outros. Livre-se do julgamento e siga sua vida.

Ah! Lembra do nome que você escreveu, lá no começo deste texto? Quem foi o eleito? Seu chefe? Companheiro? Vizinho? A Dilma? Será que a culpa é mesmo das estrelas? Ou você escreveu seu nome nesse papel?

Mexa-se! Faça sua vida ideal sair das nuvens!

Originalmente publicado em https://www.linkedin.com/pulse/culpa-n%C3%A3o-%C3%A9-das-estrelas-marcelo-leite-barros?trk=prof-post[1]

Endnotes:
  1. https://www.linkedin.com/pulse/culpa-n%C3%A3o-%C3%A9-das-estrelas-marcelo-leite-barros?trk=prof-post: https://www.linkedin.com/pulse/culpa-n%C3%A3o-%C3%A9-das-estrelas-marcelo-leite-barros?trk=prof-post

Source URL: http://socialcoach.com.br/coaching-de-carreira/culpa-nao-e-das-estrelas/