Diferenças e Conflitos entre as Gerações

Diferenças e Conflitos entre as Gerações
novembro 08 08:51 2015 Imprimir Este artigo

O mercado profissional tem passado, nos últimos anos, por grandes transformações positivas e negativas, infelizmente. Ainda com tendência de continuar assim por muitas, e muitas gerações. Entretanto, como boas pessoas que somos, sempre damos atenção e potencializamos somente o lado negativo, não é mesmo?

Calma, não se preocupe que você não está sozinho nessa.

Quero, aqui, trazer a questão da “Diferença e Conflitos entre as Gerações” dentro das Organizações, sejam elas em que ramo forem.

Durante a realização das reuniões de Coaching que tenho realizado, escuto dos meus clientes (Gestores) a dificuldade que é lidar com a diferença de Gerações. Esta queixa não tem vindo somente deles e sim do mercado (vejo isso em diversas matérias, redes sociais, e programas de TV).

Quero deixar aqui uma Reflexão sobre este assunto, pois, quanto mais falamos negativamente e agimos com pessimismo, tudo isso é potencializado e os resultados mais amargos possíveis. A intenção positiva sobre este assunto é, verdadeiramente, oferecer o oposto, ou seja, falemos e atuemos com positividade e otimismo.

Primeiro: tudo o que é bom, que está gerando aprendizado, crescimento, resultados, procure potencializar tudo o que tem feito, você e sua equipe. Lembre-se de Valorizar e Reconhecer os Méritos, tanto individual quanto em grupo.

Segundo: compartilhe seus erros, aprendizados e sucesso com seus pares, gestores e liderados; desta forma você também vai desenvolvendo sua comunicação, assertividade e o papel de um bom líder.

Assim como os jovens recém-formados saem da faculdade ávidos por lugares estratégicos, de visibilidade e liderança muitos profissionais já qualificados, com anos de experiências que acabaram de assumir este posto, também encontram dificuldades, além de liderar os outros, de liderar a si mesmo.

Continuando…

Terceiro: permita-se (você gestor) a conhecer melhor sua equipe; realize reuniões mensais onde você promova e incentive sua equipe a colaborar com o departamento e com a cia, para alavancar os resultados. Promova reuniões individuais, com mais frequência, e ofereça feedbacks e sem dúvida alguma, se permita a “receber” de seus colaboradores, entenda como oportunidade de mudar o que for preciso (desde que faça sentido para você).

Quarto: Diálogo, Comunicação, Bom Humor, Leveza, Simplicidade e principalmente a Inteligência Emocional fazem uma grande diferença no relacionamento interpessoal, mais do que seus anos de formação e graduações diversas.

Quinto: Busque sempre o Autoconhecimento, Desenvolva-se, e Topô, Vigia!

Por hoje é isso e conte Comigo!

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Andréia Leonor de Oliveira
Andréia Leonor de Oliveira http://www.vocenalideranca.com.br

Coach e Analista Comportamental, atuando com Carreira e Orientação Profissional. Possui, ainda, as formações em Practitioner Programação Neurolinguística (PNL), Psicologia Positiva, Liderança e diversos cursos comportamentais. Carreira desenvolvida ao longo de 28 anos, atuando nas empresas: FEBRABAN, FIESP, M&R Consultoria, Hidrobrasileira, sendo 12 anos na Área de Recursos Humanos, especificamente com Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta