Educação e Visão

novembro 05 09:04 2015 Imprimir Este artigo

A educação está  vinculada ao homem desde o nascimento e se fundamenta no despertar do mesmo para o verdadeiro termo”ser educado”.

Educar vai além do saber ler e escrever.

Educar é atear nossa capacidade de compreendermos o mundo que nos rodeia e o verdadeiro papel que devemos desempenhar em uma sociedade persuasiva, opressora e excludente. Ao longo dos anos, a definição de educação como mera transmissão de conhecimentos prontos e acabados, exercendo o poder supremo de penumbrar a realidade, foi gradativamente passando por  transformações que emergiram do estado de passividade para a esfera crítica e militante, viabilizando assim a interação entre escola, família e comunidade.

A sociedade contemporânea é eminentemente pedagógica e por consequência dinâmica, mediante às modalidades de educação informais, não-formais e formais, ampliando a disseminação de saberes e modo de agir, desfazendo todos os impasses que separam a educação escolar das  questões sociais, culturais, políticas e econômicas.

Educar para o futuro é abrir caminhos para a educação como uma forma de intervenção no mundo. Educar é necessário, para situar e adequar as novas gerações às novas tecnologias cada vez mais avançadas…!

– Educar para conscientização ecológica…

– Educar para ser mais humano, justo e solidário…

– Educar, enfim, para que aprendamos a ser sujeitos e protagonistas de nossa própria história.

– Como diz Paulo Freire, “a educação sozinha não transforma o mundo, mas, sem ela, o mundo não apresenta melhorias”.

Por outro lado, o conhecimento (que é a moeda de maior valor hoje no mundo), precisa estar alinhado com “visão”, que é uma função do coração.

A visão nos projeta, e a educação viabiliza o processo de desenvolvimento de competências.

Quando “educação e visão” se fundem, gera profissionais e equipes de alta performance, empresas lucrativas, competitivas,  formadas por colaboradores com espiríto empreendedor, e não meros vendedores de mão de obra.

Rosângela Gomes Galvão

Graduada em Pedagogia pela UPE (Universidade de Pernambuco)Professora de Filosofia, Sociologia e Psicologia da Infância. 10360547_583918385070110_8396207721629106021_nOrientadora de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Edson Lima

Consultor de empresas, Palestrante, Coach, e escritor

veja mais artigos

Sobre o Autor

Edson Lima
Edson Lima http://www.bancodepersonalidades.com.br

Palestrante, coach, consultor de empresas, e escritor.

Ver Mais Artigos
  1. Ana Karla
    novembro 06, 15:46 #1 Ana Karla

    Parabéns Rosângela, pelo excelente artigo de opinião.

    Reply to this comment
  2. Lucienne
    novembro 08, 22:36 #2 Lucienne

    Parabéns pelo artigo. Muito bom!

    Reply to this comment

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta