Escola de Coaching, saiba como escolher

Escola de Coaching, saiba como escolher
dezembro 04 13:39 2015 Imprimir Este artigo

Escola de Coaching, como escolher?

Muitas pessoas me perguntam qual é a melhor escola de Coaching, pois são tantas opções que fica difícil escolher. Eu sempre recomendo a escola que me formei, pois é a única que eu conheci verdadeiramente e posso seguramente indicar.

Mas a maioria dos meus amigos e colegas Coaches que inclusive alguns deles publicam seus artigos e dicas de coaching aqui no site, se formaram em escolas de coaching diferentes da minha e os mesmos disseram que ficaram felizes com sua formação em Coaching e também com os instrutores que que conduziram o curso de Coaching.

São inúmeras escolas e diferentes tipos de formação em coaching, algumas dicas para escolher bem onde fazer sua formação em coaching:

Escola de  Coaching

Formação em Coaching

1- Fale com alguém que já fez curso na instituição, é fácil descobrir veja na página do Facebook, sempre tem comentários pergunte para essas pessoas o que elas acharam realmente.

2- A maioria delas colocam o nome do instrutor, pesquise sobre ele no google, dá uma olhada na sua trajetória e principalmente experiência como Coach, isso é importante.

3- Seja honesto com você mesmo, existem formações em Coaching online, você se sente seguro em fazer uma formação à distância? Vai ter disciplina para estudar? Essa é uma das opções mais baratas que tem, eu nunca fiz online e prefiro presencial, mas fique à vontade para escolher e avaliar, em questão de investimento certamente será a melhor opção, mas fique atento e pesquise muito antes de fechar a sua formação em coaching online.

Quantos cursos em Coaching são necessários?

Curso de Coaching

Geralmente as escolas de coaching oferecem alguns níveis de formação, onde eu me formei são 3 níveis e mais alguns específicos. Você nunca mais vai parar de estudar se decidir se tornar um Coach, isso não quer dizer que você precisa fazer todas as formações. Mas é sempre bom reciclar o conhecimento. Eu conheço Coaches que fizeram uma única formação e é um sucesso como Coach e conheço alguns que fizeram várias formações mas não decolaram ainda como Coach, então não é o número de cursos em coaching que determina o seu sucesso.

Eu fiz minha formação em Coaching, na Sociedade Latino Americana de Coaching e recomendo.

E vocês amigos Coaches e colaboradores do Social Coach, vocês indicam onde fizeram a formação em Coaching? Comente, vamos fazer a nossa parte e ajudar quem quer se tornar um Coach a escolher uma boa escola de coaching.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Madalena Costa
Madalena Costa http://socialcoach.com.br

Coach e Analista DISC, membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Idealizadora do Social Coach.

Ver Mais Artigos
  1. Rodrigo Rodrigues Del Papa
    dezembro 04, 14:28 #1 Rodrigo Rodrigues Del Papa

    Creio que a pessoa que está querendo fazer um curso de Coach deve primeiro se perguntar, se ela quer fazer Coaching ou se formar Coach….
    São coisas extremamente diferentes, e que muitas vezes causa transtorno, pois, muitas “escolas de Coaches” são verdadeiros fabricantes de certificados, e estão simplesment preocupados em multiplicar suas próprias vendas. Ademais, ninguém resolve fazer engenharia para construir a própria casa certo??
    Portanto, acho que cabe a nós coaches, verificar e valorizar a nossa formação pessoal, e caso indicar uma formação em coach, verificar antes se a “pessoa quer ser…” ou “precisa de….”
    Existem excelentes escolas, eu me habilitei pela Sociedade Brasileira de Coach, mas a formação é sempre contínua.

    Reply to this comment
    • Madalena Costa
      dezembro 04, 15:38 Madalena Costa Autor

      Olá Rodrigo, obrigada por participar! Muito importante a sua colocação, eu acredito que muitas pessoas que precisam passar por um processo de Coaching acabam buscando formação em Coaching para fazer as duas coisas ao mesmo tempo, e muitas vezes esse objetivo não é alcançado! É importante ficar claro que a formação em Coaching não substitui um processo de coaching com um Coach profissional.

      Reply to this comment
  2. Danilo Lima
    dezembro 04, 14:39 #2 Danilo Lima

    Parabéns Madalena pelo artigo. Creio que essa é uma grande dúvida pra quem procura hoje um curso de Coaching e esse trabalho ajuda as pessoas a “se acharem” nesse universo.

    Eu sou Coach formado pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching onde tive o prazer de ser formado pelo Master Coach Sênior e Trainer José Roberto Marques.
    Eu recomendo sem ter um pingo de dúvidas. A formação que fiz foi um divisor de águas na minha vida. Primeiro porque fui em busca de outros objetivos, e quando descobri na íntegra o que era exatamente esse mundo da forma que o Jose Roberto passa e a medida que fomos avançando nas sessões, eu me descobri como Coach.
    A formação em Coaching no IBC também é dividida basicamente em 3 níves e eles possuem alguns outros cursos que complementam nossa atuação, como por exemplo Psicologia Positiva.
    Em fim… Minha experiencia com essa instituição foi fantástica. Não tive nenhum tipo de problema, muito pelo contrário, eles sempre me deram apoio total mesmo após a formação.

    Espero ter contribuído.

    Abraço.

    Reply to this comment
    • Madalena Costa
      dezembro 04, 15:49 Madalena Costa Autor

      Danilo, gratidão por sua participação e recomendação. Com certeza seu relato e recomendação fará diferença para muitas pessoas que buscam uma formação em Coaching séria e de qualidade.

      Reply to this comment
  3. Marcos Costa
    dezembro 04, 16:45 #3 Marcos Costa

    Sou formado pela SbCoaching e estou fazendo agora o Life Coach Expert com a Adriana Marques. Recomendo os dois. Só não esqueçam que a prática do que se aprende é fundamental. Escrevo isso pois vejo pessoas buscando formação atrás de formação, acumulam um excesso de informação e ficam totalmente confusos e inseguros para começar os processos.

    Reply to this comment
  4. Eduardo Correa
    dezembro 05, 11:58 #4 Eduardo Correa

    Olá. Eu gostaria de acrescentar um ponto de vista um pouco diferente. Eu acho que, para aprender a metodologia do Coaching, qualquer uma das grandes escolas citadas aqui suprem essa necessidade. Basta escolher a melhor proposta. Agora, se a pessoa tem como objetivo viver de Coaching, se tornar um profissional Autônomo, ela deve considerar outros pontos que, de maneira geral, as escolas de Coaching não abordam: o negócio de Coaching.
    Nesse caso, pessoa tem que estar ciente que após aprender a metodologia, ela terá que aprender como se divulgar, como vender, como prospectar e como administrar seu negócio de Coaching. E isso, a meu ver, nenhuma das escolas ensina. Vejo muitos Coaches iniciantes investindo em uma formação atrás da outra achando que não conseguem clientes por não estarem prontos para aplicar a metodologia, quando na verdade eles necessitam é de uma visão empreendedora e empresarial.

    Reply to this comment

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta