O autoconhecimento é a base da autoconfiança, autoestima e liderança

O autoconhecimento é a base da autoconfiança, autoestima e liderança
novembro 25 17:00 2015 Imprimir Este artigo

Através da auto-observação e de ferramentas como o Eneagrama poderemos conhecer mais profundamente nossa personalidade e essência.

O eneagrama é eficaz porque é o próprio individuo que se identifica com o tipo de personalidade e a partir da autodescoberta percebe um mapa para autoanálise e o caminho para seu desenvolvimento.

Ao saber sobre seus valores, pontos fortes, crenças e motivações tudo muda! Passará a ter expertise na sua área de conhecimento porque o que vier a realizar será com dedicação e prazer.

Conquistará a autoconfiança, autoestima e criará sua marca pessoal.

Liderará a si e aos outros.

Mas, afinal como definir autoconfiança e autoestima?

A autoconfiança está associada a conhecimentos, habilidades ou capacidades inatas ou adquiridas. É a convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar algo.

As pessoas autoconfiantes são decididas, geralmente mais positivas, seguras, acreditam em si mesmas e nas suas habilidades, têm facilidade para expressar suas opiniões e enfrentar desafios. Contagiam outros a acreditarem em seus projetos.

Como está sua autoconfiança?

Você realmente cumpre o que promete?

A autoconfiança vem da coerência entre o que se pensa, fala sobre si mesmo e o que efetivamente faz. Ela caminha de mãos dadas com o respeito próprio.

A autoestima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à autoconfiança e autorrespeito. É a qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.

A autoestima surge da autoimagem positiva. A forma como você se vê afeta diretamente tudo aquilo que faz e consequentemente a produtividade e felicidade em sua vida.

Quanto mais coisas conseguir realizar, mais confiança terá e seu nível de autoestima elevará.

Para que haja uma liderança eficaz perguntas como “Quem sou eu”? O que eu sou? e Para que eu sou? são imprescindíveis. Ao responder essas perguntas somos confrontados com a imagem que fazemos de nós que pode estar de acordo ou não com a nossa realidade.

Desejo que conquiste cada vez mais a autoconfiança para se tornar uma verdadeira líder, feliz e com autoestima elevada!

Forte abraço!

Até a próxima!

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Suely Novoa
Suely Novoa http://www.CoachingParaExecutivas.com

Suely Novoa Coach com certificação internacional pelo Behavioral Coaching Institute e International Coaching Council e pela Sociedade Brasileira de Coaching. Coach de Carreira e Talentos certificada pela Maksuri Gestão de Talentos | Organização Internacional Cóndor Blanco Especialista em Eneagrama e PNL pelo Instituto Self de Psicologia. Pedagoga com pós graduação em Recursos Humanos atuou como diretora pedagógica e administrativa no Colégio Pentágono –S.P. e como mantenedora do Colégio Borba Gato- S.P Como Coach de Carreira e Talentos auxilia executivos a terem mais realização e satisfação no trabalho. Ministra cursos e dá palestras com foco nas suas especialidades. Colunista dos portais Administradores.com e Cloud Coaching.com Co-autora do livro Coaching na Prática, editora França, 2012 e do livro Coaching Para Alta Performance e Excelência na Vida Pessoal, editora Ser Mais, 2014. Contato [email protected] (11) 993571421

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta