O que o seu cachorro mal educado e sua carreira tem em comum e por que a culpa é sua?

O que o seu cachorro mal educado e sua carreira tem em comum e por que a culpa é sua?
novembro 11 10:11 2015 Imprimir Este artigo

Você já viu um cachorro mau educado? Que não sabe se comportar, late para tudo e para todos, faz xixi em qualquer lugar, sobe nas visitas, come os móveis? Tenho certeza que sim, infelizmente.

A culpa, por mais que o dono queira colocar no cão, é dele.

E, como vivemos mais para arrumar desculpas do que soluções, o dono diz que não consegue passear com ele, que ele é muito desobediente, o cão é muito grande, muito pequeno, muito burro, teimoso demais entre outras desculpas esfarrapadas.

Você deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com minha carreira?

A sua atual carreira é “A” carreira que você queria? Você faz o que te satisfaz hoje? O caminho que te trouxe até onde você está agora, foi planejado por você, ou você caiu de paraquedas nele? Quem definiu que você seria diretor, analista, supervisor ou gerente? O seu trabalho preenche o seu propósito de vida? Aquele pelo qual você realmente quer acordar todas as manhãs?

Independente das suas respostas, a culpa é toda sua e de mais ninguém! Ponto!

Não importa se foram as circunstâncias, os problemas pelo caminho, as necessidades ou qualquer coisa que sua mente tente te fazer acreditar agora, a responsabilidade está nos seus ombros.

Seja por falta de atitude, de coragem, por medo ou por preguiça, a sua carreira reflete o ser humano que você é.

Mas, como eu poderia saber? Nunca me falaram nada disso! Ótimo! A culpa continua sendo sua, mas agora, você sabe disso. E estar ciente para este fato já é meio caminho andado para começar a criar a sua rota na direção daquilo que deseja. Começar a seguir seus instintos, suas ideias, vontades e desejos.

Inclusive, pode começar agora mesmo! Ler sobre como gerir sua carreira, aprender com quem já chegou lá, quais são os passos que precisa dar para começar, como resolver estes desafios que estão lhe impedindo de enxergar sua vida de outras maneiras são os primeiros passos.

Para que nossas carreiras reflitam de verdade quem somos, precisamos vencer nossos medos, combater a inércia e ter vontade de crescer e de prosperar. Se fazer de vítima ou olhar para grama do vizinho não vão te ajudar em nada. Justificar sua mediocridade só te torna mais medíocre. É um ciclo vicioso. Infinito em sua essência.

Prove para você mesmo que não é um cão sem dono, e comece a gerir a sua carreira da maneira certa.

Abaixo estão 8 dicas para que você comece a fazer a gestão da sua carreira da maneira correta.

#01 Tenha metas e objetivos claros e bem definidos

Seja o mais específico possível ao definir metas de carreira. Evite coisas do tipo: “Quero ter um bom salário, numa empresa grande, num cargo de chefia”. Isso não diz absolutamente nada sobre seu objetivo. Ao invés disso, trace algo mais palpável, como: “Quero ter um rendimento mensal de R$100.000 por mês, atuando no cargo de diretor financeiro da empresa X do ramo Y.”

#02 Amplie o seu networking de maneira consciente e consistente

Use e abuse das redes sociais como LinkedIn, Facebook e Twitter para encontrar pessoas que já fazem aquilo que você quer fazer. Trabalhe de graça, faça estágios, preste serviço voluntário, participe de workshops, palestras e treinamentos. Todos estes são meios de encontrar pessoas interessantes e que estão buscando algo a mais para a vida delas. Saia de casa!

#03 Atualize seu currículo

Não basta colocar as últimas experiências profissionais, coloque os cursos que fez, os projetos que entregou, as diferenças e resultados que criou. Apresente seu currículo de forma diferente, entre na mente do RH da empresa, mostre que tipo de problema você resolve, seja a solução dos problemas deles, mostre a que veio e seja percebido como alguém de valor e não mais um candidato desesperado.

#04 Gere autoridade

Saiba como usar as redes sociais ao seu favor, mostre que você domina os mais variados assuntos da sua área. Seja percebido como um expert naquilo que faz. Siga pessoas interessantes, faça comentários inteligentes, crie discussões saudáveis em grupos de WhatsApp, Facebook e LinkedIn. Gere conteúdo, tenha um blog, um site e um slogan próprios, tenha um cartão de visitas, não importa o cargo que você possua.

#05 Adapte-se a realidade ao invés de ser moldado por ela

Entenda como está o mundo, mas não deixe que ele te molde. Encare os desafios sem ser arrogante e entenda que nossas realidades demandam novas atitudes. Se sua carreira precisa de alguma língua estrangeira, aprenda a maldita língua. Se precisa de um conhecimento específico, aprenda isto o quanto antes! Pare de achar que vai conseguir se sobressair se não tiver uma habilidade X desenvolvida. Não entre na onda de fazer MBA ou uma Pós por que todos estão fazendo, isso não garante nada para você. Faça apenas o que realmente importa para sua carreira.

# 06 Conheça seus pontos fortes e principalmente os fracos

Preste atenção. De nada adianta entrar num site qualquer e decorar pontos fortes e fracos que estiverem escritos por lá. Você é único. Aceite este fato. Mesmo que duas pessoas tenham os mesmos pontos fortes e fracos, cada uma reage as situações de maneira distinta. Não siga o fluxo dos outros. Você precisa e deve se conhecer. O melhor possível. Tenha na ponta da língua quais são seus pontos fortes e saiba quais as atitudes que você deve tomar para minimizar os pontos fracos.

Não é vergonha alguma ter pontos fracos. Vergonha é não saber o que fazer com eles.

#07 Aprenda, aprenda e aprenda mais…

Conhecimento não ocupa espaço. Mesmo assim, muitas pessoas são relutantes em aprender coisas novas, seja por preguiça, por falta de grana ou qualquer outra desculpa que inventem. Mas vou lhe contar um segredo. Ou você aprende, ou você morre na praia. Não importa se você vai abrir um negócio próprio ou vai trabalhar numa grande empresa. Você precisa e tem a obrigação de continuar aprendendo durante toda a sua vida. Sua carreira depende disso. Você precisa se reciclar, se auto avaliar e buscar novas maneiras de colocar o conhecimento adquirido em prática.

#08 Persistir, errar, aprender e seguir em frente…

Durante sua jornada, você vai errar, vai chorar, vai cair e quer saber? O mundo vai continuar girando com ou sem você. É por este motivo que você precisa seguir em frente, independente do que aconteça com seus planos. Se você testou um caminho e não deu certo, ótimo, você acabou de descobrir como não chegar ao seu objetivo. Faça uma coisa diferente, quebre seu objetivo em pedaços menores, dê passos mais curtos. Não importa a velocidade, desde que você não pare.

Compartilhe este texto com seus amigos e ajude mais pessoas a se tornarem profissionais melhores e mais preparados para o futuro do mercado de trabalho de uma maneira mais eficaz.

veja mais artigos

Sobre o Autor

William Tadeu
William Tadeu http://www.criesuarota.com.br/

Me chamo William Tadeu e atuo como Coach de Carreira na Crie Sua rota e na Carreira Espartana. Meu trabalho é transformar o mundo num lugar melhor uma pessoa por vez :)

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta