Profissionais de TI: os heróis desconhecidos da empresa

Profissionais de TI: os heróis desconhecidos da empresa
janeiro 07 08:45 2016 Imprimir Este artigo

Sejamos sinceros. Ainda em nossa atualidade, muitas empresas não valorizam os profissionais de TI. Muitos desses profissionais sequer são reconhecidos nas empresas onde trabalham, e, com isso, acabam se tornando os heróis desconhecidos.

Esse termo pode parecer um pouco estranho e contraditório, mas, a verdade é que o profissional de TI tem um impacto gigantesco sobre o funcionamento da empresa. Certamente que grande parte de tudo aquilo que a empresa produz não existiria se esse profissional não estivesse ali para solucionar os mais diversos problemas.

Mas, ainda assim, alguns líderes e diretores de empresa, não valorizam esses profissionais nem reconhecem seu valor dentro da empresa. Isso faz com que muitos desanimem de sua profissão, ou então que apenas cumpram horário dentro da empresa, sem motivação e sem vontade de lutarem pelo lugar onde trabalham.

Aos poucos, mais e mais pessoas começam a reconhecer a importância do profissional de TI e de como ele tem um impacto direto no sucesso das empresas e, assim, vamos ganhando não só visibilidade, mas, principalmente, oportunidades.

Se você analisar, o profissional de TI é responsável por manter todo um sistema funcionando sem falhas. Esse sistema, é parte integral da empresa e, com ele, você pode ou não conseguir trabalhar. Se o profissional não conseguir deixar tudo em pleno funcionamento, certamente que você terá problemas para manter a empresa em pleno funcionamento.

Se você parar para analisar, você entenderá como é a realidade dos profissionais de TI, aqueles que realmente fazem tudo funcionar e como a valorização desses heróis deve acontecer.

Numa empresa, o impacto do profissional de TI sobre a vida daqueles que trabalham em determinada empresa, é maior até do que o impacto de uma diretoria. Isso porque esse profissional trabalha diretamente ligado com as pessoas ao seu redor, funcionando como um facilitador de seus trabalhos.

Dentro de uma empresa, grande parte dos funcionários atribuem uma enorme importância à tecnologia para que tudo funcione bem, tecnologia essa que os profissionais de TI prestam suporte o tempo inteiro. Essa importância chega a ser maior do que a importância do pessoal que trabalha na empresa.

Agora imagine seu dia sem tecnologia. Certamente que você não conseguiria trabalhar. Essa tecnologia, ligada à produtividade, é aquela ao qual o profissional de TI presta suporte e que, sem ela, exigir-se-ia muito mais demanda de tempo para que pudessem realizar determinado serviço.

Mas, mesmo com essa importância toda, a maioria dos profissionais de TI se sentem, no máximo, moderadamente valorizados na empresa. Alguns, se sentem desvalorizados por completo.

Se observarmos, a maioria dos profissionais de TI não recebem uma remuneração que realmente lhes agrade. A maioria deseja que se consiga um bom reajuste.

Por fim, grande parte desses profissionais temem pela estabilidade do emprego, já que uma grande parcela de empresas não se importa ou valoriza esse profissional.

Mas, além disso tudo, é importante ressaltar a importância desse profissional e mostrar o quanto essas pessoas, ocultas, desconhecidas, fazem com que as empresas estejam em pleno funcionamento e com o sistema em dia.

Por isso, a valorização desse importante profissional se torna fundamental, e, assim, esses heróis desconhecidos que vivem resolvendo problemas, possam ser, finalmente, reconhecidos.

Forte abraço e muito sucesso!

veja mais artigos

Sobre o Autor

Luiz Dias
Luiz Dias http://luizdias.com

Luiz Dias é Coach especialista na área de TI, empreendedor a 20 anos e CEO da Allanis Networks, Coautor do Livro Qualidades de um grande Líder e Manual do Crescimento, e vive sua paixão. Criou o Programa Líder Excepcional em TI,onde capacita profissionais de TI a terem sucesso pessoal e profissional como Líder. É palestrante, especializado em liderança, Carreira, mudança de comportamento e empreendedorismo.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta