Qual a sua missão de vida?

Qual a sua missão de vida?
outubro 26 10:02 2015 Imprimir Este artigo

Quando escutei esse termo a primeira vez fiquei pensando, na grandeza de uma única frase. E como eu poderia ajudar as pessoas a encontrarem e definirem a sua missão de vida. Mas para isso, era preciso entender a amplitude do termo e da importância desse significado. E mais do que isso, era necessário entender e definir a minha Missão de Vida.

Missão de vida, é algo que esta diretamente ligado a essência de cada um de nós. É o que dá sentido a nossa vida, é poder viver de acordo com as nossas crenças, valores e coisas das quais acreditamos. É de alguma forma deixar um legado, saber que a nossa vida fez sentido para alguém. Nesse sentido, deixar um legado pode ser algo tão grandioso como ajudar na descoberta de uma doença terrível ou criar uma nova e deliciosa receita de um bolo de chocolate. Missão de vida é algo que faz o seu coração bater mais forte, é algo que você gosta tanto de fazer que faria até de graça. Pela simples sensação de fazer algo que faça sentido para você.

Durante os processos de Coaching, tenho percebido uma necessidade das pessoas em descobrir esse fator tão importante, como se fosse algo magico e inatingível, na verdade acredito que é justamente o contrario. Muitas vezes viver a sua missão de vida é fazer algo que você já vem fazendo e algum tempo apenas não se deu conta.

Vejamos pessoas que viveram a sua Missão de Vida. Steve Jobs, sua paixão por tecnologia o fez desenvolver um produto do qual as pessoas hoje em dia não podem viver sem (computador portátil), Papa Francisco, sua paixão pela humanidade resgatou milhares de católicos e aproximou a igreja da grande população, Nelson Mandela sua paixão pela sua raça e igualdade, fez com que todo o mundo entendesse a importância da igualdade inter-racial . Etc, etc… Sem falar das pessoas do nosso dia a dia, como a aquela professora do primário que libera a turma toda mais cedo para o recreio apenas para conseguir dar mais atenção ao aluno que esta com mais dificuldade de assimilar o conteúdo devido a sua paixão pelo magistério, ou aquela atendente da padaria que você frequenta a anos que sempre lhe recebe com um sorriso no rosto, sabe o nome e o pedido principal da maioria dos clientes. Apenas porque gosta de trabalhar com o publico.

Fica claro o que essas pessoas têm incomum, é a PAIXÃO, ou seja elas eram ou são apaixonados por suas carreiras, suas vidas, ou apaixonados pela possibilidade de fazer a diferença nas suas vidas ou nas vidas das outras pessoas.

Para ajuda-lo a entender qual a sua missão de vida segue algumas dicas valiosas, que serão bem interessantes nesse processo.

1 – Autoconhecimento, invista em ferramentas que te possibilite se conhecer melhor, nesse processo você pode contar com auxilio de profissionais especializados como Coachs, terapeutas, psicólogos, mentores, etc.

2- Defina e compreenda quais são os seus valores, ou seja quais aquelas competências das quais você não abre mão, por exemplo: Ética, honestidade, educação, família. Conhecer os seus valores é extremamente importante assim como saber como você desejará vive-los no seu dia a dia.

3- Conheça as suas habilidades, competências e talentos naturais. Algo que você faz com facilidade que para você é muito simples de fazer, coisas que normalmente as pessoas reconhecem que você faz com maestria. Como aconselhar as pessoas, escrever com facilidade, ou até mesmo chegar a conclusões de problemas matemáticos mais elaborados.

4 – Planeje sua carreira, planeje sua vida. Saiba aonde você quer chegar. Pois quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. Nesse processo algumas perguntas são importantes.

O que eu realmente gosto de fazer?

Qual é o meu objetivo profissional e pessoal?

O que eu gosto tanto de fazer que faria até de graça?

Se eu tivesse certeza absoluta do sucesso o que faria?

De que forma eu posso contribuir para melhorar as vida das pessoas ao meu redor?

5- Planeje o seu futuro, mas viva o seu presente. Ou seja, muitas pessoas acabam focando tanto em um sucesso futuro que acabam esquecendo de viver e apreciar as coisas boas que lhe acontecem nesse caminho. Celebre as pequenas conquistas. Acreditam que poderão ser felizes apenas quando estiverem trabalhando, fazendo ou vivendo de acordo com a sua missão de vida. É importante saborear o caminho não somente a chegada.

Viver a sua missão de vida, pode ser mais simples e fácil do que você imagina. Saiba quem é você, o que você gosta e aonde quer chegar. Defina um objetivo a respeito desse assunto, trace metas e prazos e comece!!!

Em tempo, após muitas reflexões e autoconhecimento, consegui entender e definir qual a minha Missão de Vida, então vamos a ela:

“Poder ajudar as pessoas a se conhecerem e se desenvolverem, para que elas possam serem tão felizes em suas carreiras assim como eu sou com a minha”.

Um abraço

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Keli Pires
Keli Pires http://www.kelipires.com.br

Coaching & Consultora de Carreira (41) 96232232

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta