Qual é a raiz da sua insatisfação no trabalho?

Qual é a raiz da sua insatisfação no trabalho?
novembro 04 15:18 2015 Imprimir Este artigo

Como você se sente acordando todos os dias, para ir trabalhar? Feliz, triste, com raiva, desanimada?

Atualmente, um grande número de pessoas está muito insatisfeito com a vida profissional. Mas, estar insatisfeita é uma coisa muito ampla. Muitas vezes, não conseguimos identificar qual o real motivo que leva uma pessoa a se sentir insatisfeita com o trabalho que desenvolve.

De que maneira isto influencia sua vida e seus relacionamentos dentro e fora do ambiente de trabalho? De que maneira isto está influenciando em sua carreira? Será que você estagnou sua ascensão profissional por causa de como se sente no trabalho?

Abaixo, algumas perguntas, que podem lhe ajudar a identificar onde está a sua insatisfação.

Meus valores X Valores da empresa

Todos nós temos valores. Valores nada mais são do que o GPS que norteia nossas atitudes diárias com relação as mais diversas situações.

A empresa que você trabalha também possui valores, e ela existem em função das pessoas que fazem com esses valores sejam colocados em prática. Mas, estes valores estão alinhados com os seus próprios? Você se enxerga no que a empresa busca para o futuro?

Cargos X Responsabilidades

Dentro de uma organização, todos possuem responsabilidade inerentes ao cargo que possuem. Muitas vezes essas responsabilidades são muito claras outra vezes nem tanto. Muitas pessoas não sabem ou não entendem quais são suas obrigações com relação a posição que ocupam. Então, eu te pergunto: O cargo que você está hoje, é o cargo que você sempre quis? Ou você simplesmente você foi jogada nele e agora precisa se virar para resolver os problemas que aparecem? Você tem uma equipe? Sempre quis ter uma? Ou apenas foi subindo a escada de promoções e acabou sendo obrigada a gerenciar uma? Suas atuais responsabilidades são aquelas que você gosta de ter (sim, gosta) ou são apenas ossos do ofício que você precisa diariamente roer?

Salário X Reconhecimento

Ama o que faz? Ótimo! Suas responsabilidades estão dentro daquilo que esperava? Excelente! Seus valores estão alinhados com os da empresa? Show de bola! E quanto ao seu salário? Está dentro das suas expectativas? Ou está tão abaixo e fora da realidade que você nem quer saber mais de assumir novas responsabilidades e executar novas tarefas?

Muitas vezes, a falta de reconhecimento ou de um salário digno (leia compatível com a realidade daquilo que você produz) não são o suficiente para te motivar a seguir em frente. Mas em alguns casos, é justamente isso que separa a alegria da tristeza, a satisfação da insatisfação.

Ambiente

Muitas vezes, quando pedimos demissão de um trabalho, estamos demitindo nossos chefes de nossas vidas. Isso é um fato. Estar rodeado de pessoas que drenem nossa energia produtiva com fofocas, intrigas e burocracia desnecessária podem ser um dos fatores que lhe deixem insatisfeita no trabalho, então, pergunte-se como são as pessoas que você trabalha? Elas drenam a sua energia? Ou te ajudam a alavancar sua vida e te dão energia para seguir em frente?

Acredito que as perguntas acima possam lhe ajudar a encontrar diversas respostas novas, e lhe dar uma perspectiva diferente sobre sua vida profissional e como você quer que ela seja daqui para frente.

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

William Tadeu
William Tadeu http://www.criesuarota.com.br/

Me chamo William Tadeu e atuo como Coach de Carreira na Crie Sua rota e na Carreira Espartana. Meu trabalho é transformar o mundo num lugar melhor uma pessoa por vez :)

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta