Remuneração de TI está aumentando em SP

Remuneração de TI está aumentando em SP
março 05 21:58 2016 Imprimir Este artigo

salario-ti

O setor de Tecnologia da Informação (TI) tem recebido muito reconhecimento em todo o Brasil e é uma área com boa remuneração, chegando a mais de seis salários mínimos para o cargo de menor pagamento em empresas pequenas e médias. Para a função de gerente de TI, no alto da hierarquia, a remuneração pode ultrapassar os R$ 40 mil mensais – base de dezembro de 2015.

Em 2016, no país todo, a tendência é que esses valores aumentem, assim como a fatia de mercado e a procura por profissionais e empresas da área.

Recentemente, no estado de São Paulo, dois sindicatos conseguiram – após intensa negociação – aumento de mais de 10% nos salários desses profissionais na referência da tabela do setor. O estado é um dos que mais pagam bem os trabalhadores da área, assim como o que tem a maior procura pelos peritos de Tecnologia da Informação – um grande centro, com muitas empresas e sedes entre as maiores do Brasil.

A aplicação do reajuste foi parcelada: em janeiro, o aumento foi de 8,5%; o restante ocorrerá no mês de novembro, com 2,17%, totalizando 10,67% sobre a remuneração-base vigente em 2015. O percentual da nova convenção coletiva também abrange o vale-refeição, que passou para R$ 16,60 por dia de jornada de trabalho de oito horas.

No Brasil, a média do aumento de remunerações em cargos de TI ultrapassou os 6%. Em relação a São Paulo, os sindicatos não reajustavam os valores desde 2014 – tempo pelo qual estavam em negociações, mas as empresas não congelaram os salários por isso. A tendência para 2016 é que o mesmo ritmo seja seguido.

Para este ano, em relação ao mercado do setor, a previsão de crescimento é de 2,6%, 2,2% a mais que o crescimento previsto do PIB brasileiro para 2016, de 0,2%.

Procura e necessidade de soluções

O aumento constante na busca por profissionais e empresas de TI deve-se à tecnologia em sistemas, dados, gadgets, redes e aparelhos em galopante evolução e à necessidade de peritos da área para questões de funcionamento, organização, segurança, eficiência, consultoria etc.

Muitas empresas oferecem serviço de arquivamento de dados em nuvem, evitando que percam seus bancos de dados em algum incidente ou acidente. Além disso, hackers cada vez mais tentam sequestrar dados ou acessos de empresas, aí entra o trabalho a nível de segurança em privacidade e recuperação de informações perdidas.

Também grandes redes de sistemas de trabalho e de instalações necessitam do conhecimento dos profissionais de TI para organização, funcionamento, conversão correta, compatibilidade e tantos outros quesitos necessários ao andamento de processos em várias empresas.

Em síntese, a área de TI oferece suporte a empreendimentos. E quanto maior o tamanho da organização, mais suporte necessitará, pois o uso de computadores e sistemas informatizados é uma necessidade e, em alguns casos, obrigação por lei.

Você é profissional de TI ou pretende se capacitar e atuar na área? Deixe nos comentários as suas expectativas na profissão e como está sendo o mercado de trabalho ou a capacitação para você.

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Luiz Dias
Luiz Dias http://luizdias.com

Luiz Dias é Coach especialista na área de TI, empreendedor a 20 anos e CEO da Allanis Networks, Coautor do Livro Qualidades de um grande Líder e Manual do Crescimento, e vive sua paixão. Criou o Programa Líder Excepcional em TI,onde capacita profissionais de TI a terem sucesso pessoal e profissional como Líder. É palestrante, especializado em liderança, Carreira, mudança de comportamento e empreendedorismo.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta