Sem Ilusões Se Vai Mais Longe

Sem Ilusões Se Vai Mais Longe
janeiro 24 09:08 2016 Imprimir Este artigo

Muitas pessoas se iludem. Tanto com possibilidades boas quanto com as ruins.

As ilusões são criadas na mente a partir de uma frase dita por alguém que exerce influência. A partir de um livro lido. A partir de um curso feito. A partir da cultura. A partir de vivências emocionais significativas ou por repetição.

Ilusões são o resultado de filtros da consciência aplicados sobre conteúdos recebidos da realidade que se experimenta. São muitos os tipos de ilusões que as pessoas vivem e faz com que elas cometam erros de julgamento, comportamentos preconceituosos, atitudes inadequadas e ações desastradas. É preciso tirar as ilusões para viver melhor e conquistar o sucesso em qualquer área da vida. Vamos ver alguns exemplos de ilusão bem comuns:

Labirinto-Rob_Gonçalves

Meu trabalho é mais importante que o dele.

Professor não é a função mais importante. Médico não é a função mais importante. Presidente não é a função mais importante. Advogado, juiz, empresário, engenheiro, gari, jardineiro, eletricista, encanador, doméstica.

Não existe função mais importante, todas são importantes e todas se complementam. Todos nós precisamos de todas as funções. Se uma faltar, falta a outra. Todas são necessárias. Cada uma exige um conjunto de conhecimentos e de habilidades. Se você acredita que o fato de uma pessoa ter estudado muito, pago um preço alto pela sua formação, adquirido título ou conquistado promoção confere a esta pessoa uma importância maior do que a de outra pessoa, está sendo preconceituoso. Não existe diferença na importância das atividades humanas para a sociedade. Diferença de salário é pura convenção. Nem sempre um vereador do Estado de São Paulo ganhou R$ 25 mil por mês mesmo tendo menos precedência do que uma diretora de escola secundária. Isso foi mudando conforme o jogo político e portanto dos interesses egoístas dos que detêm o poder e as leis ao longo do tempo.

Nunca lamente uma ilusão perdida, pois não haveria fruto se a flor não caísse . Thaysa M. Dutra.

Preciso de Motivação para vencer.

O que motiva as pessoas para a ação nem sempre dura para sempre. Os dias vão passando e as circunstâncias vão se alternando. A cada momento é um novo desafio que aparece. Tem gente que diz que a vida é uma sequência de problemas que se apresentam buscando solução. São esses desafios que nos tiram a motivação.

Um novo curso pode fornecer uma carga enorme de novos recursos ou conhecimentos que vão impulsionar uma pessoa para novas ações, o que pode ser muito bom. É exatamente isto o que pode fazer com que uma pessoa mude sua realidade, ou seja, novos recursos e novas ações. Motivação é bom para quem precisa de foco momentâneo, mas não dura por muito tempo. Se você precisa mudar uma realidade indesejável, você precisa de novos recursos e novas ações. Responsabilidade faz parte da vida de quem assume o que faz, independente de motivação. Se você assumiu, faça. Falta de motivação pode ser desculpa de quem não tem vontade própria. Estar na função errada é outra coisa. Se você errou o alvo da profissão a seguir saiba que pode estar sem motivação na sua alma e isso vai minar as suas forças. Neste caso acredite, você deve estar precisando mudar é de profissão, de função ou de cargo.

Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer, e o poder lhe será dado. Lair Ribeiro

Eu dependo do governo para conseguir viver bem.

Ninguém depende do governo para viver bem.

Os governos não produzem nada, e o dinheiro que eles usam para proporcionar os benefícios à população vem do imposto cobrado do próprio povo. Os benefícios fornecidos ao povo nunca são totalmente satisfatórios e parte do dinheiro arrecadado é roubado por políticos corruptos. Acreditar que uma pessoa depende do governo para viver é assinar um atestado de incapacidade pessoal e dependência. O estado não deve se posicionar como tutor do povo assumindo uma função paternalista. Qualquer pessoa pode, de livre vontade capacitar-se para uma função útil na sociedade em que vive. E extrair de seu trabalho os recursos mínimos necessários para viver além de pagar os impostos, que são impostos pelo seu governo.

Quanto mais um governo atua na vida de seu povo, maior e mais inchado ele fica. Precisa de mais funcionários trabalhando, precisa de mais dinheiro para se sustentar. Por isso aumenta os impostos. Quando isso acontece, o povo experimenta uma maior dificuldade para construir suas vidas através do próprio esforço. É necessário esforço cada vez maior. Do outro lado, as empresas são quem criam os produtos e serviços que atendem a todas as necessidades da população de todo o país junto com os serviços que o governo fornece. Os empresários dão emprego à população e desenvolvem produtos cada vez mais avançados tecnologicamente pois participam da competição de mercados. As empresas de mercado geralmente são enxutas pois visam lucros enquanto as estatais são inchadas e acabam por ser usadas como moedas de troca política através de seus cargos, além de serem alvos de corrupção. Os empresários precisam gozar de certo nível de liberdade para investir capital financeiro e intelectual a fim de proporcionarem resultado à sociedade e nem sempre os governos facilitam para eles em função das complexas burocracias que se interpõe em seu caminho como formas de controle, o que coíbe sua ação e desenvolvimento. Quando há equilíbrio entre essas duas forças a sociedade cresce e se desenvolve. Por isso é que existe o estímulo ao empreendedorismo. Ele é necessário para o crescimento de um país, tanto ao nível intelectual quanto no sentido da prosperidade material.

A interferência do estado deve ter limite ao mesmo tempo em que serve às necessidades do seu povo. Ele não deve ser o tutor principal da vida da população, mas buscar recursos e proporcionar oportunidades para que a qualidade de vida seja no mínimo satisfatória. O resto deve ser cada um a buscar para si pelo próprio esforço. Quem subsiste apenas dos recursos que o estado oferece através de programas assistenciais por muito tempo sempre está tirando de outro. Todas as tentativas de domínio pleno do estado sobre o povo resultaram em uma sociedade miserável e sem recursos. Apenas a classe constituída no poder é que se beneficia nestes casos.

O prazer pode apoiar-se sobre a ilusão, mas a felicidade repousa sobre a realidade. Sébastien – Roch Chanfort

Eu preciso de um diploma para crescer profissionalmente.

Conheço gente que já fez cinco faculdades e ainda não desenvolveu a autoconfiança para começar a agir na direção daquilo o que aprendeu.

Autoconfiança é tudo. Veja as histórias dessas pessoas que começaram do zero: Silvio Santos do SBT; Flávio Augusto da Wise Up; Thái Quang Nghiã, o dono da Gook; Jan Koum, CEO e co-fundador do WhatsApp; Oprah Winfrey, a primeira apresentadora de TV negra aos 19 anos; Alexandre Costa da Cacau Show; Zica Assis, do Instituto Beleza Natural. Quer mais? Tem muito mais. Essas pessoas não precisaram de diploma, mas delas mesmas. E as crises, dificuldades e limitações que enfrentaram é que ajudou a construir seu império.

Perder uma ilusão torna-nos mais sábios do que encontrar uma verdade. Ludwig Borne.

Deixe as ilusões de lado.

Ilusões são como véus do conhecimento. Cegam a visão. São o alimento dos orgulhosos.

Para todos os outros, o céu é o limite.

Sucesso começa com você.

Sidnei Miranda

sidneimiranda.com.br

veja mais artigos

Sobre o Autor

Sidnei Miranda
Sidnei Miranda http://www.sidneimiranda.com.br

Coach e Palestrante desde 1998 com certificação internacional como Coach. É reconhecido pela ICI – International Association of Coaching – Institutes. É membro da SEAC – Sociedade Euro Americana de Coach

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta