Teoria do caos e a importância das escolhas

Teoria do caos e a importância das escolhas
novembro 02 08:58 2015 Imprimir Este artigo

A Teoria do caos, para fazer um resumo simplista para leigos – trata-se do chamado “Efeito borboleta”, que ficou popular com um filme homônimo de Hollywood.

Segundo a teoria, descoberta por um meteorologista americano chamado Edward Lorenz – qualquer mudança em eventos cotidianos podem nos levar a resultados ou consequências completamente diferentes, que podem ser ótimas ou catastróficas.

Vou dar um exemplo meu, quando saí do interior em busca de oportunidades, tive diversas propostas de trabalho. Antes disso acionei um amigo que trabalhava com representação comercial e tinha muitos contatos.

Distribuí currículos em várias empresas, e fui chamado para 6, no mesmo dia – para processo seletivo.

Na manhã que iria iniciar a tour, esse amigo me liga e comenta que havia um novo negócio na cidade, que segundo ele seria um bom começo.

Abri mão de uma entrevista para ir até o tal negócio com ele, onde fui apresentado aos proprietários, me encantei e segui meu caminho por ali.

A empresa que deixei de fazer a entrevista (e confesso, estava completamente tentado a aceitar o cargo) acabou quebrando, e onde iniciei o trabalho, por ironia do destino comprou o ponto da mesma, no melhor Shopping da Cidade, e foi o trampolim para minha primeira promoção na capital- que logo adiante me rendeu outra.

Essa simples “escolha” me trouxe uma experiência, Know How e credibilidade que desfruto até hoje. Tenho no meu círculo de amizades dezenas de ex funcionários que hoje prosperaram e passaram por essa empresa, que foi onde iniciei a fundo os estudos de Gestão de Pessoas e Vendas ,  assim como meu interesse  pela arte de treinar pessoas para atingirem melhores resultados.

Na época fui destaque em matéria de 2 páginas na Revista Liderança da Editora Quantum, do Raul Candeloro. Essa trajetória me levou a  várias formações em Vendas e Desenvolvimento Humano – até descobrir a PNL (Programação Neuro Lingúistica) e a Hipnose – Falo aqui da Hipnose Ericksoniana, clínica que tem como propósito uma melhora na qualidade de vida dos indivíduos.

Relacionando com a Teoria do Caos, uma simples escolha (ir na entrevista 1 ou na 2) me tornou o que sou hoje, Coach que utiliza ferramentas de PNL, consultor e Treinador de equipes de Alta Performance.

Talvez se minha noite anterior tivesse sido de alguma forma diferente – não teria feito essa escolha que me tornou o que sou hoje.

Que escolhas você tem feito? Que realizações tem atingido? Deixa teu comentário, tua dúvida, tua opinião. Responderei pessoalmente cada um.

Finalizo com a frase do poeta chileno Pablo Neruda:

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.”

Um forte abraço e realizações!

veja mais artigos

Sobre o Autor

Fernando Felix
Fernando Felix http://www.felixtreinamentos.com.br/

Coach, consultor e mentor Master Practitioner em Programação Neuro Linguística. Atua como Coach individual, consultor e Treinador de equipes de alta Performance em Liderança, Gestão doTempo, Comunicação e Vendas.

Ver Mais Artigos
  1. Natalia Nunes Fernandes
    novembro 02, 14:32 #1 Natalia Nunes Fernandes

    Tive o enorme prazer de trocar ideias com esse cara: “Fernando Felix”
    Seu projeto e desenvolvimento no trabalho com a PNL é incrível.
    A mudança e a atitude diferente que cada um toma após essa experiência, é quase que surreal.
    Uma nova visão, novas oportunidades, uma organização adequada para o seu dia a dia, novas formas de aprender, ensinar, trabalhar mais a própria personalidade… É uma bela ajuda e uma boa ação que realmente muda qualquer pessoa, pra melhor!
    Se tudo que queremos é evolução, e estamos perdidos, com essa experiência com certeza é eficiente que possamos nos achar em um caminho e estabelecer um equilíbrio! Apoio muito! Parabéns Fernando, você é incrível. Sempre acompanho!

    Reply to this comment
    • Fernando Felix
      novembro 02, 16:57 Fernando Felix Autor

      Natalia! Sem palavras pra te agradecer… Se não houvessem pessoas como tu dispostas a mudar, de nada valeria o trabalho! Muito obrigado!

      Reply to this comment
  2. greice
    novembro 02, 14:42 #2 greice

    Muito bom teus artigos Fernando. O Pnl tem me ajudado na organização dos projetos e tb a saber que as mudanças podem acontecer nos momentos mais inesperados e talvez ai esteja a maior oportunidade. Obrigada !

    Reply to this comment
  3. Andreia
    novembro 02, 18:12 #3 Andreia

    O mais incrível da vida pra mim é isso, o risco que as escolhas proporcionam, esse frio na barriga do erro ou acerto é o que me impulsiona, me da gás.Hoje sei, depois do excelente coaching que fiz que o problema não são os riscos que corremos, mas sim o despreparo para encarar as consequências destes. Viver é assim, encontrar caminhos bifurcados e ter a certeza que nossas escolhas sempre serão as certas pra nós, por mais errado que possa parecer aos olhos do outro.

    Reply to this comment
    • Fernando Felix
      novembro 02, 18:34 Fernando Felix Autor

      Andreia! Obrigado pelo comentário. Realmente estamos a todo instante renunciando através de escolhas – e ao sabermos disso, dá sim aquele “frio na barriga’. Aprender com as experiências, “ressignificar” e ter objetivos claros nos impulsionam a fazer as melhores escolhas. Tenho certeza que tu está cada vez mais convicta e preparada para teis novios desafios.

      Reply to this comment
  4. Vicente Cruz
    novembro 02, 18:19 #4 Vicente Cruz

    Ótimo artigo do Fernando Félix que aborda de forma bastante clara e nítida um exemplo de manifestação da Teoria do Caos. Uma explicação que soa bem e de fácil absorção.

    Reply to this comment
    • Fernando Felix
      novembro 02, 18:37 Fernando Felix Autor

      Grande Vicente “Grinder”. O Vicente ganhou esse apelido – somos colegas Trainers em PNL – em virtude da facilidade em passar conteúdo de forma clara e objetiva – da maneira mais acadêmica possível. Grande estudioso, por isso comparado ao John Grinder – professor , ex agente da CIA, mestre em Linguística e Co-criador da PNL. Uma honra um comentário teu aqui meu querido!

      Reply to this comment
  5. Cassiane
    novembro 02, 20:10 #5 Cassiane

    Uma escolha implica em ganhar alguma coisa e abrir mão de outra e isto é bastante difícil porque significa na maioria das vezes mudança da nossa história e o medo de mudar nos deixa na dúvida. Mas toda escolha ha uma consequência. Parabéns pelo artigo.

    Reply to this comment
    • Fernando Felix
      novembro 02, 20:46 Fernando Felix Autor

      Verdade Cassiane! É desafiador abrir mão em prol de mudanças- porém necessário. Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário!

      Reply to this comment
  6. Victor Carvalho
    novembro 02, 20:48 #6 Victor Carvalho

    Conheço o Fernando há algum tempo e acompanho o desempenho do homem. Grande profissional!

    Ótimo artigo!

    Reply to this comment
  7. Eduardo Fischer
    novembro 03, 13:20 #7 Eduardo Fischer

    O universo foi responsável por conhecer esse grande profissional e principalmente esse grande amigo que é o Fernando Félix, aprendi e continuo aprendendo muito com ele. Tive o prazer de conhecer através dele muito sobre minhas escolhas, as quais estão ajudando muito meu desenvolvimento pessoal e profissional! Forte Abraço Félix!

    Reply to this comment
  8. Aline
    novembro 03, 20:10 #8 Aline

    Uma das coisas mais preciosas nesta vida é o tempo. Encontrar pessoas que se dispõem a dar um pouco desse tempo, tão importante e escasso, para ajudar outras pessoas, está cada vez mais raro, e tu faz isso todos os dias! Muito obrigada por ter me ajudado a “abrir aquela janela”. Um abração!

    Reply to this comment
    • Fernando Felix
      novembro 03, 22:27 Fernando Felix Autor

      Aline querida. Que seja a primeira de várias “janelas” a se abrir na tua vida. Muito grato pelas tuas palavras! Conta sempre comigo!

      Reply to this comment
  9. Jazzner Messa
    novembro 04, 11:17 #9 Jazzner Messa

    Tenho o prazer de trabalhar como Fernando Felix no universo músical, e seu texto define muito bem a persona dele, ele encara tudo com muita vontade e leveza e deixa essa sensação que o mundo é muito maior que pensamos mas que está ao nosso alcance é somente uma questão de foco e esforço, parabéns pelo teu texto amigo me deu mais uma vitamina pra viver esse dia. Abração.

    Reply to this comment
  10. Vanessa
    novembro 04, 13:28 #10 Vanessa

    Fernando teu ofício é maravilhoso, é realmente um privilégio descobrir e fazer o que se ama, fico muito feliz por ti e feliz por mim também que tenho a oportunidade de receber um pouco de todo esse conhecimento e trocar muitas coisas que estão acrescentando muito em minha vida! Sigo acompanhando! Parabéns pelo artigo!

    Reply to this comment

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta