Vida e carreira: Um equilíbrio possível?

by Janice Resende | 23/11/2016 08:44

 

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sente-se equilibrada em todos os papéis que exerce na vida, como pessoa, filha, mãe ou esposa, e tem tempo de qualidade para as pessoas que ama, para fazer o que gosta e para cuidar de si mesma?

“Acho que estou precisando colocar as coisas na balança e ver como consigo lidar melhor com a minha vida no trabalho e a minha vida particular.” Tem ouvido muito isso? Tem pensado muito nisso? Ainda bem, é sinal de sanidade.

Vida agitada e falta de tempo, duas características presentes na maior parte dos trabalhadores do mundo atual. De um lado, a dedicação profissional, reuniões, busca por resultados, reconhecimento, promoção. De outro, a vida pessoal, cuidar da família, arrumar a casa, acompanhar o desenvolvimento dos filhos e lembrar de pagar todas as contas. Administrar o tempo parece simples, mas com tantas responsabilidades, muitas vezes o trabalho acaba em casa ou os problemas do lar são resolvidos no ambiente corporativo.

O perfil do trabalhador dos dias de hoje busca mais qualidade de vida e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, esses são fatores buscados pelos que desejam alcançar níveis altos de satisfação no trabalho.

mulher-feliz-trabalho_0_0

Vivemos uma época que as pressões profissionais são intensas. A crise exige respostas rápidas e diferentes, seja você um analista, gerente, um coordenador ou  um CEO. A maneira como você dá ou dará essas respostas pode significar sua promoção, a sobrevivência na empresa ou mesmo a sua demissão.

Você já deve ter escutado essa “Tem que deixar os problemas de casa na porta da empresa” e vice e versa. Será mesmo que é possível fazer essa separação? Acredito que quando alcançamos o sucesso, tudo só terá sentido se for atingido à satisfação nos conceitos de vida profissional e pessoal. Acredito que esse conceito “tem que separar” é algo incoerente ao meu ver. Passar a tratar todos os desafios e atividades como parte integral da minha vida é uma visão importante. Afinal de contas o Ser Humano é um único Ser que exerce vários papéis.

Cortella nos fala que pode parecer óbvio: quando se divide, há uma diminuição; quando se reparte, há uma multiplicação. Em outras palavras: se me divido entre duas atividades, vem sofrimento; se me reparto, vem equilíbrio. Não por acaso, a palavra “equilíbrio” está ligada à ideia de pesar, avaliar, aferir e, portanto, colocar na balança. Balancear as dimensões vitais favorece uma mente sadia; afinal, a vida profissional é parte da vida pessoal, e não toda ela. Não deve pesar mais, nem menos.

8740-na-vida-e-necessario-equilibrio-e-em-r-685x0-3

Então a pergunta que não abandona nossos pensamentos é, como alcançar o famoso equilibro entre qualidade de vida e carreira?

Precisamos levar em conta que já existe uma conscientização da necessidade de cuidar do bem estar. E de arrumar tempo para isso. Basta olhar para a quantidade de academias, SPAS urbanos e terapias alternativas surgindo no mercado – isto sem falar do grande número de aplicativos que gerenciam a qualidade de vida, prometem melhorar o sono e te deixar mais zen.  Isso é incrivelmente valioso,pois já percebemos que a tecnologia e diversos serviços vem surgindo para nos apoiar.  Então entenda, pesquise e utilize o que for mais conveniente e trará ajuda para sua vida. Essa é uma das dicas, vamos às outras?

Entenda como você está nesse momento. Qual é exatamente seu cenário? Entenda o que tem te incomodado, atrapalhado e desgastado suas energias. Analise todos os aspectos de sua vida e faça uma escala com o nível de satisfação para cada uma. Por exemplo: De 0 a 10 como está sua disposição diária, sua saúde, seu desenvolvimento intelectual, sua carreira, suas horas de lazer?

Após a avaliação geral, escolha o campo que teve a pior nota ou aquele que você acredita que, ao ser trabalhado, irá influenciar positivamente em outras áreas. A partir disso, você poderá realizar ações estratégicas para equilibrar esta área que está em desacordo com as outras.

Defina o que você quer alcançar para atingir o equilíbrio. Você tem um objetivo claro?

Defina como você gostaria de estar nesta área que escolheu para ser desenvolvida. Se escolheu melhorar a saúde, por exemplo, considere: o que, na prática, precisa ser feito? Fazer caminhada? Quantas vezes na semana? Qual o melhor horário? O que você fará para se comprometer com esta meta?

É importante sempre se lembrar como esta meta, quando concretizada, vai conduzi-lo ao objetivo maior, que é o equilíbrio.

Você Não Precisa passar por Mudanças Sozinho. Busque Apoio.

Neste momento de mudanças, contar com apoio é fundamental, seja da família, do companheiro ou dos amigos. Outra opção bastante interessante é contratar um Coach, que é especialista em alcance de objetivos de maneira acelerada.

Este profissional dispõe de conhecimentos e ferramentas para ajudá-lo a atingir seu estado desejado, em um curto espaço de tempo de forma sustentável.

Se permita viver uma vida no máximo. Máxima satisfação, felicidade, conquistas e equilíbrio.

Seja a Melhor Versão que Você Precisa Ser!

Essas dicas foram úteis para você? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

O post Vida e carreira: Um equilíbrio possível?[1] apareceu primeiro em Janice Resende[2].
Source: Janice Resende

 

Endnotes:
  1. Vida e carreira: Um equilíbrio possível?: http://janiceresende.com.br/vida-e-carreira-um-equilibrio-possivel/
  2. Janice Resende: http://janiceresende.com.br

Source URL: http://socialcoach.com.br/coaching-de-carreira/vida-e-carreira-um-equilibrio-possivel/