Vocação X Propósito: É tudo igual?

by Janice Resende | 23/11/2016 10:23

 

Tempo de leitura: 3 minutos

“O homem que tem talento para fazer tijolos é tão importante quanto o que define os rumos de uma nação. E cada um só será feliz, fiel ao seu dom”.

 

Hoje quando li essa frase num treinamento eu fiquei impressionada e ao mesmo tempo intrigada com essas duas palavras: Propósito X Vocação.

Muito se fala sobre Propósito de Vida, encontrar o que ama fazer ser feliz e realizado, mas será que nos esquecemos da vocação? O que é mesmo? ou é tudo a mesma coisa?!

fotolia_50524035_subscription_xxl

Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão. Resumindo é um conjunto de aptidões naturais, como também interesses específicos de uma pessoa que o direcionam na escolha de uma profissão.

Quanto à palavra Propósito me identifico com essas definições, ideia de realizar algo (desígnio); intenção, determinação, aquilo que se busca alcançar. Vejo como um caminho que você deseja e tem certeza que quer percorrer na vida.

Essas palavras estão interligadas fortemente, e até arrisco dizer que uma pessoa que não conhece sua vocação (dons, habilidades, talentos) não consegue encontrar seu propósito com facilidade. Acredito até que essas palavras são impossíveis de se separar!

Quando pensamos sobre realização pessoal – trabalho, família, metas. Percebemos que algumas pessoas vivem tão bem enquanto outras (em situação até aparentemente melhor) sofrem tanto.

Eu acredito que tudo se resume a encontrar a própria vocação/propósito. Quem encontra, vai bem. Quem segue um roteiro preestabelecido pela família, sociedade, amigos (seja lá por quem for) se frustra.

Cada ser humano nasce com uma vocação. Alguns se realizam cuidando de uma família, educando filhos. Outros precisam liderar grupos, empreender e superar desafios importantes para toda humanidade para encontrar sentido na própria existência.

download
Madre Teresa- Causas Humanitárias
2000-023190-_20000829
Esteve Jobs- Empreendedorismo, Liderança Tecnológica

Não há vocação melhor que as demais. O homem que tem talento para fazer tijolos é tão importante quanto o que define os rumos de uma nação. E cada um só será feliz, fiel ao seu dom. O copo de café não é menos importante que o de vinho. São igualmente úteis em sua diferença. A frustração vem quando o grande insiste em ser pequeno. Ou o contrário.

Por uma série de motivos, as vocações muitas vezes são sufocadas, esquecidas ou simplesmente ignoradas. A pessoa escolhe a carreira que o pai quer ou a profissão que acredita ser mais lucrativa. Casa não porque encontrou o amor, mas porque acha que “está na hora” ou porque não vai encontrar alguém melhor. Pouco a pouco, o indivíduo cheio de talentos para liderar se coloca em segundo plano. Da mesma forma, sem pensar, aquele que seria feliz numa vida simples, se agride para atender as expectativas impostas por outros.

Vocação não se aprende. Não adianta forçar a barra. Tem que encontrar a sua para ser feliz. E ninguém pode fazer isso por você. Olha a responsa aí gente!

12-liberdade

Se esse post acrescentou em algo para você, deixe seu comentário ou compartilhe com um amigo seu 🙂

Marque sua sessão e vamos conversar mais >> http://janiceresende.com.br/agende-sua-sessao/

O post Vocação X Propósito: É tudo igual?[1] apareceu primeiro em Janice Resende[2].
Source: Janice Resende

Endnotes:
  1. Vocação X Propósito: É tudo igual?: http://janiceresende.com.br/um-papo-sobre-vocacao-x-proposito-de-vida/
  2. Janice Resende: http://janiceresende.com.br

Source URL: http://socialcoach.com.br/coaching-de-carreira/vocacao-x-proposito-e-tudo-igual/