Você possui as características mais desejadas do futuro?

Você possui as características mais desejadas do futuro?
novembro 30 10:35 2015 Imprimir Este artigo

Uma pesquisa recente, com mais de 250 líderes, revelou que apenas 39% deles acreditam nas qualificações como fator de destaque para profissionais considerados High Potential. Além disso, identificou que apenas 53% acreditam que estar alinhado com a cultura seja o fator principal para que ele se destaque. Já a maioria, 78% dos entrevistados, acredita que a personalidade do funcionário é que faz a diferença. As três características mais cotadas na pesquisa foram: Mente aberta (10,7%), Criatividade (11,9%) e Foco (14,3%).

Na pesquisa, não fica claro o que está sendo considerado aí como personalidade. Entretanto, arrisco o palpite de que estão falando de QE (Quoeficiente Emocional). Mas a verdade é que no final das contas o importante é como a pessoa se comporta. High Potentials não possuem uma super personalidade ou algum dom inato. A forma como elas utilizam seus recursos emocionais (e os combinam) é que as possibilita agir melhor que outros e a se destacar em certas situações. Elas conseguem ser assertivas com foco, corajosas com bom senso e pró-ativas com visão. E de certa forma as características mencionadas na pesquisa permeiam esses combos.

Foco + Assertividade: O foco aqui funciona no sentido de prestar atenção no que realmente importa. Um High Potential não vai se distrair com ofensas sem sentido de clientes, com picuinhas do escritório ou com a mudança da marca de café. Eles conseguem diferenciar problemas reais de tititi paralelo e assim ficar focado no que realmente importa e agir de forma assertiva.

Coragem + bom senso: Geralmente se traduz nas pessoas que falam quando ninguém mais quer fazê-lo, mesmo que para fazer perguntas difíceis ou desafiar alguma decisão executiva. Entretanto, os questionamentos sempre vêm seguidos de bom senso e uma boa dose de timing, ou seja, uma boa escolha de quando, onde e como falar.

Visão + Por atividade: No caso aqui visão quer dizer ver com diferenciação. O High Potential percebe uma cadeira quebrada e um processo ineficiente. Em ambos os casos, ele vai tentar corrigir. Se não souber, vai procurar a pessoa certa para fazê-lo. Não vai esperar alguém mais perceber ou pedir que conserte.

Para finalizar, acho importante lembrar que o conhecimento, a experiência, as formações acadêmicas nunca vão deixar de ser importantes. Vão continuar fazendo diferença, mas nem assim, isso o fará um High Potential. O que pode te colocar nessa posição de destaque será sempre a forma como você vai agir e isso também pode ser lapidado.

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Tatiana Mota
Tatiana Mota http://tatianamotacoach.wix.com/horuscoaching

Tatiana é uma profissional com mais de 10 anos de experiência no mundo empresarial. Coach desde 2011, foca seu atendimento em Coaching de Performance.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta