VOCÊ QUER MUITO SUA CARREIRA DE SUCESSO EM TI?

VOCÊ QUER MUITO SUA CARREIRA DE SUCESSO EM TI?
abril 25 12:02 2016 Imprimir Este artigo

Você se formou no colegial e ainda não sabe o que fazer? Está buscando uma nova carreira? Ou já está dentro da área, tem dúvidas de como ser bem sucedido em TI? Bom, este texto tem como objetivo mostrar um pouco de como trilhar um caminho profissional com resultados satisfatórios.

Nos últimos anos, o setor de TI chamou a atenção de diversas pessoas. Os salários pomposos logo no começo da vida profissional e as diversificadas áreas de atuação são alguns dos atrativos. A expectativa é que este mercado se mantenha aquecido até 2020, com abertura de muitas vagas até lá.

Então, se você sempre teve interesse por tecnologia e quer que isso faça parte da sua carreira, leia com atenção as dicas a seguir.

ONDE EU POSSO ATUAR DENTRO DA ÁREA DE TI?

O mercado da Tecnologia da Informação tem oportunidades para pessoas de diversos perfis. Por exemplo, quem possui afinidade com números e cálculos, trabalhar com desenvolvimento de softwares e aplicativos pode ser o melhor meio de obter uma carreira de sucesso em TI.

Desde pequeno você gosta de montar e desmontar aparelhos eletrônicos? Sempre quis entender como eles funcionavam? Bom, então a área de hardware vai ser um parque de diversões para você. É importante que a pessoa tenha bastante afinidade com a área que escolher.

E, ainda sim, dentro destes dois mundos que foram apresentados acima, existe uma grande diversidade de funções. O que gera muitas vagas diferentes para cada ocasião.

INVISTA EM UM CURSO SUPERIOR E ESTUDE MUITO (MUITO MESMO)

Por mais que a pessoa tenha conhecimentos técnicos, uma boa formação acadêmica sempre será a chave para uma carreira de sucesso na área de TI. Então, escolher um bom curso superior é fundamental para o seu currículo no futuro.

Tenha consciência de que apenas a faculdade não será suficiente. O mundo da tecnologia se atualiza quase que diariamente e é necessário acompanhar isso para ser um bom profissional.

Se aperfeiçoar e continuar estudando são obrigações para quem deseja ter uma carreira de sucesso. Fazer cursos e obter certificados faz parte da vida do profissional de TI.

Isso inclui também aprender novos idiomas, principalmente o inglês. Quem deseja estudar por conta própria, vai precisar ler muitos livros para continuar se atualizando. E as publicações mais importantes são lançadas primeiramente na língua inglesa.

CRIE UMA REDE DE RELACIONAMENTOS ATIVA

Isso contribui para a carreira em qualquer outro setor, mas para em TI pode se tornar algo essencial. Manter contato com o maior número de pessoas ligadas à sua área de atuação trará grandes oportunidades de crescimento. Fazer um ótimo network pode colaborar para que você tenha uma fácil entrada no mercado. Além de ser uma ótima forma de adquirir novos conhecimentos e promover a trocar de experiências.

Se você estiver na faculdade, interaja bastante com os docentes e mostre suas competências a eles. O setor de tecnologia ainda carece de profissionais qualificados e muitas empresas vão buscar novos talentos nas universidades. Em oportunidades como esta, a indicação de um professor pode ser significativa para conseguir um emprego.

Lembre-se do velho ditado: quem não é visto, não é lembrado. E isso vai ajudar muito no seu crescimento profissional.

DESENVOLVA HABILIDADES E TENHA PAIXÃO PELA ÁREA

Ter conhecimento e uma bom network são qualidades muito importantes para conquistar sucesso na carreiraem TI. Porém, existem mais algumas coisas que colaboram para trilhar um caminho vencedor.

Por exemplo, ter intimidade com a tecnologia é excelente para o profissional, mas saber trabalhar em grupo é bastante importante. Infelizmente, essa frieza por parte dos técnicos e especialistas é uma das reclamações comuns entre os gestores de RH.

Também é necessário ter os pés nos chão e realmente gostar do que faz. Ser apaixonado pela a área não é exagero. Os salários a partir de R$ 2,5 mil para recém-formados e planos de carreira realmente impressionam quem ainda está de fora.

Mas você está disposto a percorrer os passos citados? Ou apenas almeja as grandes remunerações? Pense bem nessas perguntas para não correr o risco de não conseguir o sucesso na carreira que tanto deseja. Pense bastante e faça uma ótima escolha profissional.

E para ajudar você nesse processo, conte comigo!

Faça sua inscrição aqui para sua primeira sessão de coaching free.

Forte abraço e muito sucesso!

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Luiz Dias
Luiz Dias http://luizdias.com

Luiz Dias é Coach especialista na área de TI, empreendedor a 20 anos e CEO da Allanis Networks, Coautor do Livro Qualidades de um grande Líder e Manual do Crescimento, e vive sua paixão. Criou o Programa Líder Excepcional em TI,onde capacita profissionais de TI a terem sucesso pessoal e profissional como Líder. É palestrante, especializado em liderança, Carreira, mudança de comportamento e empreendedorismo.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta