Você sabe o que é Coaching?

Você sabe o que é Coaching?
fevereiro 18 09:25 2016 Imprimir Este artigo

Me formei, e agora?

Se você, como tantos outros jovens, foi para a faculdade, fez o estágio obrigatório, se formou, e descobriu que não é bem isso que você quer fazer, parabéns – você é normal.

Esse é um dilema cada vez mais frequente na geração atual. A decisão de definir sua carreira profissional antes dos 30 anos não é tarefa fácil. Mas como tudo nessa vida, esse problema tem uma solução: coaching.

Você sabe o que é um coach? O que ele faz, para que ele serve? Por que ele é a ajuda que você procura e precisa?

Eu te conto: ele te ajuda na busca do autoconhecimento. Ele destranca portas do saber que você nem sabia que possuía e te mostra exatamente aquilo que você mais desejava, mas não conseguia definir.

E eu estou usando o exemplo de recém-formados, mas o coach é excelente também para profissionais de longa data, que cansaram da profissão e querem uma mudança de ares. Ou ainda para aqueles já sabem o que querem, mas não estão conseguindo chegar lá.

Muito bem, vamos ao coach e seu processo salva-vidas.

Entenda o coach

O coaching é um processo cujo objetivo principal é aumentar os níveis de resultados e de performance de pessoas, equipes e empresas. Para tanto, é necessária uma parceria entre coachee e coach, e o uso de diversas técnicas, ferramentas e metodologias.

Entenda, porém, que este profissional não precisa, necessariamente, ser da mesma área de atuação na qual você deseja atuar. Basta que ele compreenda você como pessoa e como profissional, e esteja tão dedicado quanto você a alcançar aquilo que você procura.

Dessa forma, se faz fundamental que no primeiro encontro, vocês tracem metas e objetivos juntos, e definam uma trajetória possível.

Se depois de ler isso, você ficou em dúvida, talvez esse artigo possa te ajudar.

Será que o coaching é o que eu preciso?

Antes de tudo, saiba que um coach é uma pessoa muito bem organizada e profissionalmente bem-sucedida. Ele é assim porque:

  • Desenvolve as habilidades e competências do coachee (cliente);
  • Acelera metas e objetivos do coachee, em um período relativamente curto (geralmente entre 3 e 6 meses);
  • Oferece autoconhecimento, automotivação, autocontrole e autodesenvolvimento;
  • Melhora a comunicação e os relacionamentos, pessoais e profissionais;
  • Ajuda na tomada de decisões mais rápidas e objetivas;
  • Ensina flexibilidade, foco e ressignificação;

Ou seja, muito além de te fazer enxergar o que você já tem, mas não estava encontrando, o coach te ajuda no networking, nas habilidades para liderança (não confunda com chefia, entenda aqui) e em uma busca mais direcionada por emprego – já que a crise não está facilitando para ninguém.

E como, você me pergunta, tal profissional alcança objetivos tão audaciosos. Simples: com sessões individuais semanais, quinzenais ou mensais, com duração entre uma e duas horas.

Durante estas sessões, o coach define o seu perfil comportamental, suas habilidades e seus talentos, assim como identifica suas características que merecem maior atenção, para melhor desenvolvimento. O profissional explora, com você, sua história profissional, seus valores e seus propósitos, para determinar qual o seu valor como profissional, ou seja, aquilo que você oferecerá para seu próximo empregador.

Para que tudo isso seja possível, o coachee recebe lições de casa após as sessões. Nada muito elaborado, mas é preciso dedicação, comprometimento e foco. Se tudo isso se transformar em ações que são realmente efetivas, você terá grandes chances de alcançar o famoso sucesso.

Gostei, quero tentar

Você, profissional sábio, chegou até aqui e decidiu dar uma chance ao coaching, para iniciar a busca pelo sucesso pessoal e profissional. Meus parabéns! Essa foi a primeira de muitas boas decisões que você tomará a partir de agora.

Compartilhe conosco sua experiência, deixe um comentário!

E se estiver interessado, no blog do Luiz Dias você encontra mais artigos sobre esse e outros assuntos relacionados.

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Luiz Dias
Luiz Dias http://luizdias.com

Luiz Dias é Coach especialista na área de TI, empreendedor a 20 anos e CEO da Allanis Networks, Coautor do Livro Qualidades de um grande Líder e Manual do Crescimento, e vive sua paixão. Criou o Programa Líder Excepcional em TI,onde capacita profissionais de TI a terem sucesso pessoal e profissional como Líder. É palestrante, especializado em liderança, Carreira, mudança de comportamento e empreendedorismo.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta