Como funciona o processo de motivação na Liderança?

Como funciona o processo de motivação na Liderança?
outubro 13 12:26 2015 Imprimir Este artigo

Entendo que o sucesso e a capacidade de liderar está ligada diretamente a capacidade do líder de motivar pessoas. A motivação trata da força que move as pessoas a agirem. É preciso dar-lhes um “motivo” para que entrem em “ação”.

 Alguns especialistas chegaram a comprovar que motivação é interna. Não se pode motivar pessoas por ser a motivação um sentimento interno, ou seja, são as próprias pessoas que conseguem, ou não, automotivar-se. Na prática, o que existe sãochefes capazes de desmotivar as pessoas. O líder não tem direito de acordar desmotivado. É o seu exemplo que faz com que ele motive outras pessoas a alcançarem objetivos audaciosos. O líder precisa conhecer o que motiva individualmente cada membro da sua equipe.

Em suma, as pessoas são motivadas o tempo todo, e assim procuram fazer as coisas que merecerão prêmios, evitando as coisas que não lhes oferecem satisfação. Na complexidade do ser humano, a noção de “prêmio” é diferente. Cabe então ao líder, buscar a noção de prêmio que o motiva e assim buscar a noção de prêmio individual em cada membro da sua equipe. O líder deve apoiar sua equipe na conquista de suas metas. Dar apoio, ensinar. O comportamento de uma pessoa na equipe, muitas vezes são motivadas por fatores diferentes. O líder deve possuir a percepção aguçada de cada fator e trabalhar individualmente com foco no objetivo comum.

O processo de motivação da equipe acontece quando o líder traz benefícios para a equipe. Não somente no grupo, mas também individualmente. Quando cada membro da equipe percebe seu líder de maneira positiva, haverá sempre uma tendência natural dos membros da equipe de seguí-lo. Pois a sua segurança e confiança é motivo maior. Existe uma tendência natural da equipe devolver ao líder seu reconhecimento e sua aceitação como forma de recompensa, pelo trabalho em equipe.

O líder, enfim atua como um facilitador no processo de oferecer as recompensas que motivam seus liderados. O papel do líder é facilitar o caminho, eliminando neste as armadilhas, pedras e dificuldades no grupo, na empresa.

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Marco Meda
Marco Meda http://leadermind.com.br

Escritor, Coach e Leader Trainer

Ver Mais Artigos
  1. marcos
    outubro 21, 11:07 #1 marcos

    minha motivação é acordar para provar a mim e aos outros que sou capaz de ir além do que os olhos podem ver…Parabéns pelo trabalho, cada vez mais sucesso em sua vida!!

    Reply to this comment

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta