Como o Líder desenvolve a habilidade de comunicação

Como o Líder desenvolve a habilidade de comunicação
outubro 24 09:53 2016 Imprimir Este artigo

 

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Comunicação é a palavra chave para todos os processos pelo qual passamos, sejam eles profissionais ou pessoais. Essencial a todo profissional, as habilidades de comunicação são itens admiráveis em um bom líder, já que é dele a responsabilidade de guiar e orientar toda uma equipe, assim como será dele também a imputabilidade de um projeto ou produto que fracassou.

Todo bom profissional sabe que a comunicação pode alavancar ou destruir sua carreira e que para chegar até o cargo de liderança você precisa desenvolver habilidades importantes para sua carreira, sendo a principal delas a de Comunicação.

Essa competência é essencial para sua nova posição, já que dentro do corpo empresarial você precisa se relacionar com seus liderados e com os outros líderes do escopo empresarial. Também caberá a você delegar, estimular, conduzir e motivar toda a sua equipe, assim como identificar as habilidades de cada membro, melhorando sua atuação e os resultados de todo o seu time.

Um bom líder serve de exemplo para seus funcionários e também é visto como a competência a ser respeitada. No entanto, se ele tem dificuldade em se comunicar ou se fazer entender pode acabar sofrendo com a falta de empenho e respeito de sua equipe, o que colocará em cheque sua posição dentro da empresa e fará com que você perca seu cargo com muita facilidade.

Portanto, o propósito para desenvolver sua habilidade em comunicação vai muito além do simples fato de conseguir conversar com diferentes pessoas em diversas situações. Ela é a responsável por revelar todas as suas outras habilidades e por permitir que se coloque com mais firmeza e clareza, o que fará com que seja efetivamente ouvido dentro de sua corporação.

Vamos imaginar uma situação. Você acabou de ser promovido e precisa liderar sua equipe em um projeto importante da empresa, que não apenas testará suas habilidades como também poderá ajudar a corporação a fechar um importante contrato.

Na hora de conversar com sua equipe você percebe que alguns membros estão dispersos, mas não consegue fazer com que eles prestem atenção. Depois de muitas tentativas acaba falando superficialmente do projeto e delegando as funções, já que essa longa reunião já deixou seu cronograma atrasado. Dia depois começam a aparecer as primeiras finalizações e você se dá conta de que elas estão diferentes do projeto original. Você senta com um membro da equipe e avisa que é preciso refazer tudo em metade de tempo.

O modo como se comunicou com a equipe fará com que ela perca a motivação e que passe a entregar um trabalho de baixa qualidade, que vai ser prejudicial para você, para a empresa e para o próprio funcionário.

Como desenvolver minha habilidade?

Student and teacher

Provavelmente agora que você já está convencido da importância da comunicação e seu propósito, deve estar se perguntando. Como posso desenvolver essa habilidade?

A primeira coisa que você deve fazer é entender todo o processo de desenvolvimento pelo qual sua equipe passa. Saiba quem são os profissionais que você irá trabalhar e tente entender, mesmo o mínimo que possível, as características básicas de cada função. Isso te ajudará a se conectar com a equipe e não criar prazos impossíveis de serem cumpridos.

Mantenha sempre a calma na hora em que for falar. Líderes não podem se desesperar já que é em você que a equipe se apoia. Por isso, parte da habilidade de se comunicar é se manter sereno e capaz de pensar em todas as soluções possíveis.

Ensaie o tom de voz. Nem todo mundo consegue mostrar a firmeza e confianças necessárias a um líder e isso pode acabar sendo prejudicial para sua imagem. Por isso, treine seu tom de voz, é ele que fará com que você não seja nem mal interpretado e que conquiste o respeito de seus colegas.

Aprenda a ouvir o que a equipe e o cliente têm a dizer. Só desenvolve uma boa comunicação quem sabe ouvir o próximo, e por isso, essa habilidade é uma das mais procuradas em pessoas que querem liderar. Será sua função manter cliente e equipe informados e se você não souber entender a necessidade de ambos, as chances de seu trabalho fracassar são bem grandes.

E os resultados?

Todo líder aprende que é preciso focar nos resultados de seu trabalho. No entanto é preciso ter em mente que os resultados serão na verdade consequências de todo o processo.

Se você se comunicar bem e souber motivar e delegar bem cada uma das funções não precisará se preocupar tanto com os resultados. Foco é importante, pois se perceber que a equipe está dispersando, será sua responsabilidade voltar o foco para o trabalho.

Ao desenvolver essas habilidades você irá diminuir os ruídos de comunicação que existem em todas as equipes e isso fará com que o fluxo de trabalho seja mais assertivo e direto. Para um líder essa é a prova de sua competência e o resultado que ele quer mostrar para todos da corporação. E é essa característica que fará com que você seja reconhecido tanto dentro quanto fora de sua empresa.

E se algo der errado durante o processo?

É preciso lembrar que às vezes alguma coisa pode dar errada e fazer com que você tenha que voltar alguns passos. Por isso, mantenha a calma e revise o que pode ser feito. É preciso que você tenha a consciência de todos os passos que tomou e saiba se algum deles pode ter ocasionado o erro.

Auto avaliação é importante em todo esse processo e a ação mais indicada para se algo der errado. Às vezes é possível que o tom de voz ou até mesmo a maneira de repassar as etapas do processo tenha sido falha.

Lembre-se é sua responsabilidade identificar o que pode ter acontecido. E a maior característica de um líder é saber identificar todos os processos. Por isso, aproveite para colocar em prática tudo o que você aprendeu e tenha certeza de que é preciso entender todas as características que um líder precisa ter para conseguir contornou todos os problemas que possam aparecer.

Forte abraço e muito sucesso!

Luiz Dias

 

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Sobre o Autor

Luiz Dias
Luiz Dias http://luizdias.com

Luiz Dias é Coach especialista na área de TI, empreendedor a 20 anos e CEO da Allanis Networks, Coautor do Livro Qualidades de um grande Líder e Manual do Crescimento, e vive sua paixão. Criou o Programa Líder Excepcional em TI,onde capacita profissionais de TI a terem sucesso pessoal e profissional como Líder. É palestrante, especializado em liderança, Carreira, mudança de comportamento e empreendedorismo.

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