Crenças podem fazer sua vida parar ou evoluir

Crenças podem fazer sua vida parar ou evoluir
outubro 26 10:09 2015 Imprimir Este artigo

Olá, pessoal! Nesse meu primeiro artigo, vou falar um pouco sobre crença limitante, ou crença limitadora, é um tipo de crença, que, como o próprio nome diz nos limita a agir, nos bloqueando inconscientemente, não permitindo que tomemos conhecimento nas consequências que ela pode acarretar em nossa vida. Isso é muito prejudicial, pois gera uma confusão mental, impedindo que, apesar de querermos concluir um objetivo, muitas vezes acreditamos que não conseguiremos ou que não temos o potencial necessário para que seja concluído.

É muito comum nos depararmos com algum obstáculo e imediatamente procurarmos desculpas para não vencê-lo. É mais confortável para nós contornar esse obstáculo ou simplesmente parar diante dele e interromper uma ação que certamente nos daria um resultado satisfatório.

Trabalhar as crenças limitantes é um dos objetivos principais do Coaching, pois é através dele que conseguimos identificar e combater esses pensamentos negativos que tanto atrapalham nosso crescimento pessoal e profissional.

A maioria das crenças é formada com base em informações que recebemos de nossos pais, que apesar de bem intencionados, nos educam de acordo com sua própria experiência de vida, trazendo consigo, crenças passadas também por seus pais e assim sucessivamente. Essa informação nos é passada quando ainda somos bem pequenos, num período em que ainda não podíamos tomar decisão por conta própria. Nosso sistema de informação ainda estava sendo criado e por isso as construímos de maneira inconsciente até porque não tínhamos como questionar sobre o que acreditávamos. À medida que nos tornamos adulto, continuamos a acreditar e não percebemos o impacto negativo que essas crenças causam em nossa vida.

Outro fator importante na formação das crenças limitantes é nossa própria maneira de perceber as coisas. Utilizamos nossos sentidos para captar as informações que chegam até nós e filtramos essas informações de acordo com nosso sistema de crenças e valores. Um exemplo simples é a maneira como as pessoas veem um pequeno inseto: alguns como uma grande ameaça, outros como um ser inofensivo.

Alguns exemplos de crenças limitantes:

– “Isso não foi feito pra mim”.

– “Eu não consigo fazer isso”.

– “Dinheiro não traz felicidade”.

– “Jamais serei alguém na vida”.

É possível quebrar esse padrão de comportamento? Claro que sim. É um processo lento que demanda tempo e perseverança. Assim como em um treinamento para condicionamento físico, exige prática constante e esforço, mas pode ser muito bem realizada com a ajuda de um profissional de Coaching, que possui as ferramentas e técnicas apropriadas.

Meu nome é Júlio Torres, sou Coach formado pela Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching), com certificação internacional pelo BCI – Behavioral Coaching Institute, especialista em Relações Humanas e Comunicação Eficaz pelo Dale Carnegie Training Institute, coautor do livro “Coaching Aceleração de Resultados” pela editora Ser Mais e fundador e diretor do Instituto Tempo.

Um abraço e até a próxima!

veja mais artigos

Sobre o Autor

Julio Torres
Julio Torres http://www.tempoinstituto.com.br

Coach formado pela Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching), com certificação internacional pelo BCI - Behavioral Coaching Institute, especialista em Relações Humanas e Comunicação Eficaz pelo Dale Carnegie Training Institute, coautor do livro "Coaching Aceleração de Resultados" pela editora Ser Mais e fundador e diretor do Instituto Tempo.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta