Levantamento de Recursos (Autoconhecimento) – “Quem sou?”

by Rodrigo Rodrigues Del Papa | 17/11/2015 08:47

Recursos – o que é necessário para realizar seus sonhos?[1]

Para a realização de um “PROJETO” é necessário que façamos um bom levantamento de recursos necessários para realiza-los, pois, no decorrer da execução podemos nos deparar com a escassez e com a necessidade de alguma substância que pode nos levar a perder todo o trabalho já feito e retornar a estaca zero.

Muitas vezes, esse retorno marca o fim de um sonho, e pode causar frustrações terríveis, por isso, é muito importante antes mesmo de iniciarmos a montagem de um projeto ou planejamento estratégico fazer um levantamento bem sensato dos recursos disponíveis, e do que iremos necessitar adquirir, para uma boa execução da obra.

Este conceito serve tanto para planos e projetos físicos, quanto para projetos de vida, que muitas vezes são efêmeros e somente existem no nosso imaginário, entretanto, como já dissemos antes, quanto mais visível e real forem seus projetos e sonhos, mais factíveis eles serão.

Um recurso indispensável para a realização ou materialização de sonhos ou projetos de vida, trata-se do responsável pela execução do mesmo, aqui nota-se que a figura do projetista e do executor se confunde, por isso, lembre-se da importância da materialização ou registro de seus projetos, pois, sonhos e devaneios são efêmeros, entretanto, registros e desenhos são físicos e demonstram um indício de materialização.

Bom, e se estamos falando do responsável pelo planejamento e execução de seus projetos, quem seria este suposto executor senão o “EU” ou “MY SELF” como dizem os ingleses, plenificando e confirmando a importância do EU-Líder, do “Eu Mesmo” responsável pelos meus próprios rumos.

Entretanto, apesar de aparentemente simples e por vezes demonstrada com uma clareza que ofende pela naturalidade como é explicada por certas linhas filosofais, o autoconhecimento, ou saber “Quem eu sou” atualmente está se tornando um conhecimento de raridade tamanha que espanta e por vezes até mistifica.

O Professor Dr. Augusto Cury costuma falar que nós conhecemos mais do mundo em que estamos do que do mundo que somos. E isto é uma realidade que atravessa eras de existência da humanidade; ilustra-se essa constatação pelo aforismo grego do oráculo de Delphos: “Conhece-te a ti mesmo”.

Grandes filósofos já queimaram grande quantidade de energia tentando demonstrar a importância deste autoconhecimento, descrevendo-o como a verdadeira sabedoria.

Portanto a pergunta a ser feita, antes de inciarmos nosso planejamento é:


– QUEM EU SOU?

IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA

A auto-estima é a avaliação subjetiva que você faz de si mesmo, portanto, pode ser uma ponte a nos ligar aos nossos sonhos e objetivos, como também podemos transforma-la em um grande muro que nos impede de alcançar nossos desejos.

A auto-estima pode ser um potencializador, mas também pode se tornar um percalço, por vezes o maior de todos obstáculos a ser vencido.

Anos atrás, em uma pesquisa feita por uma empresa de produtos de higiene pessoal, um desenhista especialista em retrato falado, com vários anos de prática no FBI, fez retratos falados somente com a descrição das mulheres, se auto-descrevendo, e depois através da descrição de terceiros, o resultado surpreende, somente 4% das mulheres se acharam bonitas, e todas as descrições de terceiros resultaram em retratos mais condizentes com a realidade do que as auto-descrições. Por que?

(Se quiser assistir a pesquisa: pesquisa-[2]dove[3])

Isto acontece porque a maioria de nós tem um senso de auto-crítica muito duro, isso é natural do ser humano, ser nossos próprios carrascos, e além disso essa terrível característica é potencializada pela mídia consumista e pela ditadura da aparência à qual estamos expostos. Lembre-se nossos maiores inimigos e limitações estão dentro de nós mesmos.

Agora imagine que contrassenso, o maior responsável pela realização de seus projeto, é também aquele que pode acabar com todos os planos…

O que fazer??

GERENCIAMENTO

Uma das grandes descobertas no campo da neurociência foi a capacidade de gerenciamento de pensamentos, a possibilidade de estudar o funcionamento cerebral nos permite hoje desenvolver e aprimorar teorias milenares que possibilitam o controle de pensamentos.

Nossa mente é preparada para funcionar ininterruptamente, portanto, se não tivermos controle sobre ela, nossa mente nos controlará. Para isso é preciso desenvolver e aprimorar o auto-controle, principalmente sobre o que estamos pensando, e sobre como reagimos aos estímulos recebidos, afinal de contas a inteligência está exatamente na forma como reagimos aos estímulos externos.

Portanto, precisamos nos autoconhecer, buscar ferramentas de introspecção e descobrir todos os nossos valores internos, e intenções, pois, somente assim seremos capazes de iniciar nossa conquista ou realização de nossos projetos pessoais.

Somente a partir do autogerenciamento do “EU” é que poderemos partir para a organização e catalogação dos demais recursos necessários para a concretização de nossos projetos.

Vamos lá… inicie agora mesmo o seu autodescobrimento, desvende e descubra a força que existe dentro de você… o Coaching está aí para te ajudar a percorrer esse belo e intrigante caminho

Gostou… quer saber mais… Deixe um comentário no final texto….Curta compartilhe nossos textos, nos mande uma mensagem CLIQUE AQUI[4] conheça nosso site

Endnotes:
  1. Recursos – o que é necessário para realizar seus sonhos?: http://blogdodelpapa.blogspot.com.br/2015/08/recursos-o-que-e-necessario-para.html
  2. pesquisa-: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QtwIwAGoVChMI_6u39oqhxwIVwRmQCh0wlwOO&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DIl0nz0LHbcM&ei=3fHJVb_JDcGzwASwro7wCA&usg=AFQjCNFybaWhweI8Vlv9GJ22Z_f7Siz7_Q&sig2=WqrylsnorJXO_I--XfGmXQ&bvm=bv.99804247,d.Y2I
  3. dove: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QtwIwAGoVChMI_6u39oqhxwIVwRmQCh0wlwOO&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DIl0nz0LHbcM&ei=3fHJVb_JDcGzwASwro7wCA&usg=AFQjCNFybaWhweI8Vlv9GJ22Z_f7Siz7_Q&sig2=WqrylsnorJXO_I--XfGmXQ&bvm=bv.99804247,d.Y2I
  4. CLIQUE AQUI: http://www.delpapacoach.com/

Source URL: http://socialcoach.com.br/coaching-de-lideranca/levantamento-de-recursos-autoconhecimento-quem-sou/