Não importa o que você sabe…

Não importa o que você sabe…
outubro 11 23:28 2015 Imprimir Este artigo

Não importa o que você sabe e sim o que você faz com o que sabe!

Hoje, eu e você, somos inundados de informações por todos os lados, seja pela televisão, jornais, revistas e principalmente Internet. O volume de informações que recebemos diariamente é muito maior que a nossa capacidade de retenção e de absorção de tamanha informação.

Uma informação perdida, sem contexto, sem necessidade, ou ainda sem uma base de conhecimento para interpretá-la é uma informação desnecessária.

O ser humano precisa transformar informação em base de conhecimento para que possa tomar uma decisão.

O poder de decisão é que faz com que nós possamos realmente direcionar um foco, um caminho a seguir, uma estratégia corporativa a ser implementada e assim por diante. A capacidade intelectual do ser humano, baseada e seus conhecimentos prévios, seus sistemas de crenças e suas necessidades, faz com que uma informação torne-se relevante e uma real base de conhecimento.

Entenda que: informação que não gere conhecimento para decisão, é uma informação sem sentido. Uma verdadeira perda de tempo!

Quantas vezes você já leu algo extremamente inútil? Quantas vezes você já assistiu programas de televisão onde tais informações não agregavam nada no seu dia a dia pessoal ou profissional? Quando tempo você já perdeu?

Sim! Você é o que você consome de informação! Você é o que lê. O que assiste.

É comum as pessoas reclamarem de falta de tempo. E é mais comum ainda ver as pessoas perdendo tempo com informações inúteis. Uma bela contradição da reclamação humana.

Penso e defendo que você deve filtrar o que é importante e o que não é importante para você. Como Coach, procuro sempre enxergar metas, objetivos e sonhos nas pessoas e obviamente apoiá-las neste processo. Quantas vezes as pessoas “perdem tempo” consumindo ou procurando informações que não possuem nenhuma relação com os seus objetivos e metas.

Será que é por isso que as pessoas demoram tanto para conquistar o sucesso? Sim! Claro que sim, se perdem no que é inútil naquele momento, sem contexto, sem necessidade.

O que você pensa, o que você conversa e o que você faz está diretamente ligado a qualidade de informação que você busca.


Por muito tempo estudando o comportamento humano, percebemos e concluímos que as pessoas sabem das coisas, pois, em algum momento tiveram acesso a tais informações. Mas, como não buscam as informações certas, as estritamente necessárias, perdem-se em uma enxurrada de informações e não sabem exatamente o que fazer com tais informações.

Por isso dizemos que não importa o que você sabe, e sim o que você faz com o que sabe. Pois sem ação, não há resultado. Sem ações efetivas as coisas não acontecem!

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “Eu sei o que tem que ser feito!”, mas simplesmente não fazem! Não fazem por vários motivos (descritos em outros posts aqui no Blog), dentre eles porque não sabem exatamente o que fazer com o que “acham” que sabem.

Não basta saber, tem que fazer!

E percebemos ainda que a maioria das pessoas se comportam da mesma maneira, encontrando justificativas para não entrarem em ação, como por exemplo, a falta de tempo (já falamos disso).

A grande verdade e a solução para isso é você buscar FOCO. Qual é o seu foco? Para onde você está indo? Quais são seus verdadeiros propósitos? Quais são suas metas pessoais e profissionais? O que você busca? O que você deseja conquistar? Onde quer estar? O que quer ter, ser ou fazer?

Se você não tem estas respostas, qualquer informação é consumível por você. E “qualquer” informação não serve! Infelizmente simples assim.

É preciso saber a informação certa, que reunida com os seus valores pessoais e seus talentos (o que você realmente gosta de fazer), lhe darão motivação para o fazer, para entrar em AÇÃO.

Pense nisso! O que você realmente FAZ com o que SABE?

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Marco Meda
Marco Meda http://leadermind.com.br

Escritor, Coach e Leader Trainer

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta