Seis habilidades gerenciais importantes para a liderança

Seis habilidades gerenciais importantes para a liderança
janeiro 23 16:58 2016 Imprimir Este artigo

Toda liderança deve ter habilidades que permitam que ela gerencie bem a equipe, e ajude, assim, a gerenciar a empresa. Ter habilidades gerenciais é essencial para que um líder tenha sucesso em sua carreira e, assim, possa conduzir sua equipe para o sucesso.

É importante que a liderança tenha em mente que o sucesso da equipe é o sucesso da empresa, refletindo em seu sucesso pessoal.

Por isso, ser líder é uma responsabilidade muito grande, e, que gera desafios diários para todas as pessoas que hoje ocupam esse importante cargo. Ser líder é muito mais do que simplesmente dar ordens, é conduzir, é guiar, é mostrar o caminho, é ser a pessoa que resolve todos os problemas.

Por isso, o bom líder deve possuir capacidades específicas para que possa gerenciar pessoas e projetos, criando soluções e criando caminhos que levem ao crescimento pessoal e profissional.

Assim, existem seis habilidades gerenciais que toda liderança precisa ter para que possa realmente conduzir a empresa e seus liderados em direção ao objetivo comum de todos, que é o sucesso.

1 – Deve ser um bom observador

Devido a longa jornada de trabalho, muitas vezes a liderança não tem tempo para parar e observar como está o desenvolvimento da equipe e da empresa. Mas, se você quer ser um líder com habilidades gerenciais, você deverá deixar de lado essa afirmação e se esforçar para que consiga ter mais do que simplesmente um tempo livre, mas, que tenha um tempo para parar e observar o desenvolvimento de todos os setores que você lidera.

Pare um dia, de surpresa, e vá para as áreas de produção. Observe como está o desenvolvimento do produto, como está o desenvolvimento dos seus liderados, como é a relação deles com o trabalho e, por fim, qual o nível de satisfação deles com aquele cargo e com aquela empresa.

Parar e observar é importante, pois, só assim, você terá dados reais para entender o que precisa mudar e como precisa mudar. Se você está dentro do setor onde eles trabalham, você não está olhando de fora os problemas, mas, está ali, vivenciando tudo aquilo que necessita de mudanças.

2 – Deve saber monitorar o desempenho dos liderados

Monitorar o desempenho das pessoas sob sua responsabilidade, é algo importantíssimo. Isso porque você tem como saber se a pessoa manteve a mesma produção, se ela aumentou ou se ela decaiu.

Com esses dados, a liderança é capaz de criar ferramentas para que exista um real desenvolvimento dentro da empresa, gerando soluções que levem ao sucesso.

Monitorar as atividades dos liderados, é muito mais do que observar, é gerar dados que mostrem o desempenho de cada um e crie caminhos para que eles possam seguir em frente, com mais disposição em trabalhar e em ajudar a empresa a se desenvolver.

3 – Demonstrar autoridade

Para você demonstrar que você é autoridade no assunto, existem três pontos importantes, três habilidades que você deve ter para que as pessoas reconheçam sua autoridade no assunto:

  • Conhecimento – existe uma antiga frase que diz que “conhecimento é poder”. Certamente que essa frase traz uma grande verdade para quem quer ser parte da liderança. Você deve ter conhecimento sobre tudo aquilo que as pessoas sob sua responsabilidade estão fazendo, para poder conduzi-las ao sucesso e mostrar quando o caminho estiver errado.
  • Trabalho – sem um árduo trabalho para conseguir soluções, você não terá reconhecimento como autoridade. Você deverá trabalhar não somente para criar sua imagem, mas, para que as pessoas vejam você como aquele que realmente se dedica ao seu trabalho, não deixando que os outros realizem o que você pode fazer. Quer autoridade? Mostre trabalho.
  • Especialização – para que você progrida no meio empresarial, e tenha sucesso em sua liderança, você deve ter especializações na área onde você atua. Isso vai lhe dar autoridade no assunto, e, por fim, gerará novos conhecimentos e novas soluções para seu dia a dia.

Essas habilidades gerenciais são fundamentais para o seu sucesso.

4 – Deve implementar programas para desenvolvimento dos profissionais

Se você quer que seus liderados tenham sucesso, você deve promover meios para que eles tenham esse sucesso.

E, como fazer isso? Simples. Promova treinamento, promova cursos, faça atualizações com eles, de forma que todos participem, atuando não somente como ouvintes, mas, mostrando suas experiências, sucessos e fracassos.

Quando você tem a habilidade gerencial de promover atualizações e cursos, você garante que todos os funcionários estarão sempre aprendendo coisas novas, e, assim, sempre estarão com novas habilidades para apresentarem a você, criando sempre soluções novas para os problemas que surgirem.

Além disso, a liderança que promove programas para os profissionais se desenvolverem, ainda têm a possibilidade de descobrir pessoas que podem ocupar outros cargos, gerando não somente reconhecimento para o profissional, mas, gerando benefícios para a empresa, que terá um braço a mais para seu desenvolvimento.

5 – Deve conduzir pesquisas de opinião

As pesquisas de opinião são importantíssimas para que se tenha um panorama geral da empresa e do produto. Você como liderança deverá conduzir essas pesquisas, formais e informais, para manter toda a empresa sempre em pleno funcionamento.

Pesquisas com clientes são importantes para que você conheça qual a opinião deles sobre o produto ou serviço que você oferece e, a partir de então, gere soluções para que o produto esteja cada vez melhor e mais bem apresentado. No caso dos serviços, eles serão melhores oferecidos e com mais dinâmica.

Esse tipo de pesquisa gera dados externos sobre a empresa e o que ela oferece.

Além disso, você deve gerar pesquisas internas, com os funcionários, para saber o que eles pensam sobre determinados assuntos, e como que você, junto com eles, pode gerar soluções para uma melhor qualidade de trabalho.

Assim, você tem dados reais para gerenciar equipes e produtos.

6 – Deve ser capaz de tomar decisões

Talvez a mais difícil tarefa de uma liderança seja tomar decisões.

Cada decisão gera uma reação, que pode ser positiva ou negativa. Uma decisão errada pode gerar problemas sérios para a empresa e para a equipe.

Mas, essa habilidade gerencial é a mais importante para você que é líder.

Tomar decisões com sabedoria, assumindo os riscos, sabendo que as consequências serão boas, é sua função.

Seja relacionado com a equipe ou relacionado com produtos, você deve ter capacidade de tomar decisões rápidas e que gerem soluções para a empresa. Só assim, você terá desenvolvido realmente sua capacidade de liderança.

 Com essas habilidades gerenciais, certamente que você será mais do que um simples líder, mas, um líder exemplar e que sempre trará soluções para a empresa.

Forte abraço e muito sucesso!

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Luiz Dias
Luiz Dias http://luizdias.com

Luiz Dias é Coach especialista na área de TI, empreendedor a 20 anos e CEO da Allanis Networks, Coautor do Livro Qualidades de um grande Líder e Manual do Crescimento, e vive sua paixão. Criou o Programa Líder Excepcional em TI,onde capacita profissionais de TI a terem sucesso pessoal e profissional como Líder. É palestrante, especializado em liderança, Carreira, mudança de comportamento e empreendedorismo.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta