Três elementos chave para melhorar a Liderança

Três elementos chave para melhorar a Liderança
janeiro 27 09:04 2016 Imprimir Este artigo

Existe uma verdade no mundo empresarial, e ela diz que para se obter o sucesso, é necessário que se tenha líderes de verdade. A boa liderança leva pessoas a realizarem coisas que nem mesmo elas acreditariam que era possível.

Na área de TI, a liderança é o ponto chave para o sucesso da empresa ou para o fracasso pessoal de cada um profissional. Líderes fortes alcançam grandes conquistas. Líderes medíocres fazem com que a equipe seja levada a ruína.

Ter o sucesso ou não, depende exclusivamente da liderança. O sucesso do líder é o sucesso da equipe. Sua visão de trabalho e de equipe fará com que a equipe funcione ou não.

E, essa liderança com certeza pode ser melhor. O líder de verdade sabe que está sempre necessitando de atualizações e de encontrar novos rumos para manter os seus liderados com foco e com determinação.

Por isso, separei para você três pilares que são elementos chave para que você tenha uma liderança melhor.

1- Reconhecer os Valores

Pensar em valores, é pensar naquilo que realmente importa. Chamamos de valores àquilo que se torna a sua base de trabalho.

Para saber se seus valores são corretos, é importante que você responda a algumas perguntas que lhe trarão uma boa reflexão:

  • Qual a sua missão de vida?
  • O que você quer demonstrar para seus liderados?
  • O que você julga como mais importante em sua vida?
  • O que você está disposto a fazer e o que você não está disposto a fazer para melhorar sua liderança?
  • Como você entende a sua missão como profissional?

É importante ressaltar que os valores não mudam com o tempo, nem são trocados por nada que não leve a pessoa ao sucesso ou que não seja para a melhoria pessoal e profissional do líder e de sua equipe. Valores são o mapa que guia você rumo a liderança de sucesso.

2- Ter Visão

A liderança eficaz deve ter visão. Deve conhecer o seu negócio ou a empresa em que trabalha de dentro para fora. Na área de TI, deve ter a visão de como encontrar novas soluções a cada dia, para que, assim, possam trazer o sucesso para sua equipe e, com isso, alcançar tudo aquilo que a empresa espera, ultrapassando os próprios limites.

Ter visão é saber o que devemos fazer, como devemos fazer e quais os caminhos que necessitamos percorrer para que consigamos fazer. Se essa for a nossa visão, conseguiremos alcançar lugares altos e levaremos nossa equipe conosco. Por isso, ter a visão correta das coisas, é essencial para que se tenha o sucesso como líder.

3- Ser Gestor de Ambiente

A forma como você fará com que o ambiente de trabalho seja, interferirá na forma como cada um dos seus liderados confiarão na sua liderança. Se você quer ser um líder melhor, e ter sucesso naquilo que está fazendo, torne o ambiente de trabalho um lugar agradável e bom de se estar.

Se você conseguir isso, certamente que você não terá apenas pessoas trabalhando com você, mas, pessoas que estão integradas àquele ambiente e, assim, lutarão ao seu lado para que consigam o sucesso junto com você.

Manter uma excelente liderança não é tarefa simples. Por isso, cada um desses pilares ajudará você a ter uma melhoria na liderança, e, assim, obter o sucesso de toda a equipe.

Forte abraço e muito sucesso!

Luiz Dias

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Luiz Dias
Luiz Dias http://luizdias.com

Luiz Dias é Coach especialista na área de TI, empreendedor a 20 anos e CEO da Allanis Networks, Coautor do Livro Qualidades de um grande Líder e Manual do Crescimento, e vive sua paixão. Criou o Programa Líder Excepcional em TI,onde capacita profissionais de TI a terem sucesso pessoal e profissional como Líder. É palestrante, especializado em liderança, Carreira, mudança de comportamento e empreendedorismo.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta