Aproveite o seu presente

Aproveite o seu presente
outubro 23 15:40 2015 Imprimir Este artigo

Como você está? O que está acontecendo em sua vida?
No dia-a-dia são raríssimas as ocasiões em que você encontra alguém realmente disposto a ouvir. O tão repetido “Como vai?” não passa de um cumprimento, uma formalidade dita apenas para parecer simpático, quando na verdade as pessoas estão, em sua grande maioria, ocupadas demais com as suas vidas para oferecer um pouco do seu tempo e atenção para realmente escutar as outras. O velho ditado “tempo é dinheiro” está mais em alta do que nunca. O tempo hoje é o recurso mais valioso que alguém pode despender, afinal, o tempo de cada um é o tempo de sua própria vida.
Assim, se é cada vez mais difícil encontrar alguém com tempo e disposição para ouvir sobre você e suas questões mais essenciais, é necessário estabelecer um vínculo cada vez maior com a única pessoa que pode realmente lhe ajudar. Dedique um tempo a si mesmo, cuide do seu ser integralmente.

Tente olhar sem julgamento para o seu interior, para as suas emoções, desejos, frustrações, decepções. Por alguns instantes pare tudo o que estiver fazendo, fique em silêncio e assista à sua experiência interna. Desenvolver e treinar esta prática permite que você descubra seu próprio espaço de calmaria. Permite-lhe viver o presente, o único tempo que é realmente seu.
Palavras pronunciadas, oportunidades ignoradas e eventos que ocorreram há muito tempo são coisas que não se pode ter de volta ou voltar atrás. Desejar mudar o passado é inútil, mas muitas vezes continuamos a lamentar querendo a chance de fazer tudo novamente. O passado não pode ser mudado e as ocasiões nunca se repetem.

Da mesma forma, sofrer mentalmente antes que um determinado fato aconteça não ajuda a resolver os problemas. Antecipar um sofrimento apenas gera ansiedade e tira a sua paz interior. E o aumento do estresse e da ansiedade diminui a clareza para pensar nas soluções. É comum que as pessoas se sintam travadas e comecem a procrastinar devido à ansiedade.
Fique atento a esses tipos de pensamentos por que eles nos tiram da única coisa que realmente temos, o momento presente. O futuro é só um pensamento. O passado também. Estamos sempre no agora. Então só há um tempo para fazer o que precisa ser feito e para mudar o que é necessário. É por isso que a esse tempo chamamos presente, pois é único tempo concreto e, portanto, o mais precioso. Então, conheça-se melhor, viva mais, use o seu presente de maneira a desfrutá-lo e ao mesmo tempo garantir o futuro com sabedoria, para você mesmo e para seus descendentes, porque é através deles que você vai se eternizar.

Finalizo deixando-lhe uma pergunta instigante: O que vai fazer com que o seu agora seja realmente proveitoso?
E se quiser me contar como você está, eu realmente quero saber. Envie um email que eu respondo assim que possível.

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Jeanine Bellini Guedes
Jeanine Bellini Guedes

Coach, educadora e jornalista.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta