Auto-análise: Aprenda praticando!

by Madalena Costa | 13/10/2015 22:13

Como praticar a auto-análise? É uma questão delicada para alguns, super natural para outros e também pode ser assustador falar de auto-análise.

Vamos com calma, não há motivo para se preocupar com isso.

Nós todos temos a capacidade de identificar uma situação, ou de nos avaliarmos o tempo inteiro, as vezes fazemos isso de forma inconsciente, mas fazer isso de forma consciente e frequente pode ser muito proveitoso e de grande importância para o nosso sucesso pessoal e profissional.

Quantas vezes acontece de passarmos por uma situação delicada, e algum tempo depois lembrar de algo simples que faria total diferença se tivesse feito? Lembra de algum?

Ou quantas vezes fazemos coisas, e depois de agirmos, pensamos: sei que não é a melhor forma, ou sei que eu poderia ter feito diferente mas, esse foi o jeito mais fácil que encontrei e agora está feito.

Na maioria das vezes não nos observamos, não nos conhecemos direito, e lá no fundo falamos pra nós mesmo, eu sei que posso ser melhor….

Convido você a fazer um exercício de auto-análise.

Você é a pessoa que mais sabe sobre você, sobre sua vida em geral não é mesmo? É a pessoa que toma todas as decisões, que sabe tudo você gosta, e não gosta, o que acha fácil ou difícil não é mesmo?

Ok. Então agora, conhecendo você e todas suas características, tendo convivido com você esses anos todos, chegou o momento de você fazer uma auto-análise.

Então nesse momento você com todas as informações, e com tudo que sabe sobre você mesmo, agora se imagine no topo da árvore mais alta, se coloque onde se sente mais confortável, mas tem que ser um lugar alto, montanha, prédio, torre o que te parecer mais agradável. E então lá de cima, você se transforma em um observador e comece a avaliar essa pessoa aqui em baixo que é você, suas atitudes, suas qualidades, tudo, observe o máximo que puder.

Depois de analisar bem, o que você tem a dizer sobre essa pessoa que acabou de analisar de um ponto alto onde foi possível enxergar tudo e avaliar?

Todo ser humano possui pontos a melhorar, não se culpe por ter descoberto coisas a melhorar, isso é normal e saudável. Procure observar lá de cima os pontos positivos dessa pessoa e suas qualidades, porque com certeza ela possui e muitos.

Sempre que precisar ou achar necessário, se coloque no ponto mais alto e comece a se observar. Tenho certeza que vai ser um ótimo exercício e vai contribuir para sua evolução.

"É preciso coragem para crescer e tornar-se quem você realmente é." -  Edward Estlin Cummings

Compartilhe conosco sua experiência com esse exercício! O que você achou?

Source URL: http://socialcoach.com.br/coaching-de-vida/auto-analise-aprenda-praticando/