Do que você sofre quando acha que é por dinheiro?

Do que você sofre quando acha que é por dinheiro?
novembro 30 08:32 2015 Imprimir Este artigo

Essa pergunta pode parecer estranha, mas é a pura realidade, eu conheço um monte de gente que acha que sofre por dinheiro, eu mesma já sofri muito achando que estava sofrendo por dinheiro e não era verdade.

Eu gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tive recentemente e que foi transformadora na minha vida. Essa experiência foi um evento que participei e que o Eduardo Amuri estava presente e revelou muitas coisas que eu já sabia, mas não enxergava dessa forma, e ao mudar a forma de enxergar, mudou tudo e agora me sinto muito mais saudável na minha relação com o dinheiro.
As decisões que eu tomei, a responsabilidade que eu assumi, qualquer ser humano pode fazer também, está ao alcance de todos.

Muitos de vocês já devem ter lido ou ouvido essa frase do Will Smith: Muitas pessoas gastam dinheiro que não tem, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam.

gastam-o-que-nao-tem-para-comprar-o-oque-nao-precisam

Você já fez alguma compra e se arrependeu depois? Ou verificou que realmente não precisaria daquilo pra se sentir melhor?

Já comprou algo caro e depois sentiu que poderia viver sem aquilo? Que foi uma compra desnecessária?

Eu convido você a ser honesto consigo mesmo e analisar profundamente para descobrir se alguma vez já fez isso na vida, não tenha vergonha, o número é exorbitante.
Se você está incluso nesse número, o que você ganhou fazendo isso? Qual sentimento fez você agir dessa maneira e tomar essa decisão? Você já deve saber que todas as nossas decisões, inclusive por comprar algo é decidida pelo nosso emocional. Qual foi a justificativa que você deu para fazer essa compra?

Agora que você tem consciência disso, o que você pode fazer hoje para evitar que isso aconteça novamente?

A verdade é que sofremos de ansiedade, falta de autoconfiança, solidão ou incontáveis outras razões, mas não é por causa de dinheiro que sofremos. O dinheiro é neutro, ele pode ser usado, ser um aliado poderoso para criar a vida que você deseja, mas ele é só um detalhe, há outros pilares que devem estar alinhados para que sua relação com o dinheiro seja a mais saudável possível. Você pode estar pensando agora, mas um milhão na minha conta nesse momento faria muita diferença, ou resolveria meus problemas. Será mesmo que resolveria todos os seus problemas? Te faria a pessoas mais feliz do mundo? Será que você está equilibrado para lidar com o dinheiro? Como você sabe que cuidaria bem desse dinheiro?

Enquanto você não tem um milhão na conta, você pode começar hoje mesmo a construir esse milhão, dar o primeiro passo e esse passo é muito importante, fácil e está ao alcance de todos, comece a fazer uma reserva, pode ser pequena o importante é começar!

Você é imediatista compulsivo ou sabe esperar pela recompensa?

Esse vídeo mostra o teste do marshmallow realizado nos anos 70 pelo psicólogo e professor universitário dos Estados Unidos, Walter Mischel.

O teste foi realizado com crianças de 4 a 5 anos de idade. Cada criança numa sala, onde eles ficavam sentados à mesa e na frente de cada um, havia um marshmallow. Mischel então fez a cada criança uma oferta. Ela podia comer o marshmallow de uma vez, ou esperar por alguns minutos e receber outro. A maioria topou a proposta, então Mischel saiu da sala por alguns minutos e todos foram filmados durante o teste. Esse é um teste de auto-controle, comer agora e saciar a vontade ou esperar e ter mais um de recompensa? Anos depois, quando já adultos, foi comprovado que as crianças que esperaram para ter a recompensa, se tornaram adultos muito bem sucedidos em todas as áreas da vida inclusive a financeira, pois eles desenvolveram muito bem o emocional e o autocontrole e suas decisões foram mais acertadas.

Como trazer isso para nossa vida prática?

Experimentando o autocontrole antes das nossas decisões.

Perguntas para exercitar o autocontrole:

Eu preciso realmente disso? Consigo viver sem isso? Posso esperar mais para ter isso? Se eu não comprar isso oque posso fazer com o dinheiro?

O que você acredita que precisa saber ou aprender para lidar melhor com o dinheiro?

Qual a sua maior dificuldade para lidar com dinheiro? Deixe seu comentário!

Se você já tem sucesso financeiro, compartilhe suas dicas nos comentários abaixo!

veja mais artigos

Sobre o Autor

Madalena Costa
Madalena Costa http://socialcoach.com.br

Coach e Analista DISC, membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Idealizadora do Social Coach.

Ver Mais Artigos
  1. Ana Maria
    novembro 30, 12:29 #1 Ana Maria

    É triste perceber que gastamos o dinheiro sem necessidade, queremos nos sentir melhor e acabamos agindo por impulso.

    Reply to this comment
    • Madalena Costa
      novembro 30, 12:36 Madalena Costa Autor

      Ana Maria, é verdade! Mas o importante é que a partir de hoje você pode controlar melhor suas emoções e não realizar compras por impulso. Você está no caminho certo. E tenho certeza que sua vida financeira será melhor de agora em diante, pois tudo começa com a nossa consciência e depois os nossos comportamentos e decisões! Um grande abraço!

      Reply to this comment
  2. Zuleika
    novembro 30, 12:40 #2 Zuleika

    Quando me fiz a pergunta : Consigo viver sem isso? Foi devastadora a resposta, tem tanta coisa que consigo viver sem e que faço tanto sacrifício para manter. É bem estranho pensar assim, mas pra mim foi libertador! Tirei um peso grande das minhas costas. Gratidão

    Reply to this comment

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta