O que é Coaching? Como ele pode ajudar?

O que é Coaching? Como ele pode ajudar?
dezembro 15 13:23 2016 Imprimir Este artigo

Coaching é um processo que auxilia as pessoas atingirem seus objetivos. Uma metodologia muito objetiva e bem estruturada, é definida a partir de uma parceria entre coach e coachee, onde os objetivos ficam bem claros e definidos logo no início do processo.

De forma muito sintetizada, o processo de coaching pode ser comparado a uma pessoa que quer fazer uma viagem. O lugar de onde sai presentaria o “Estado Atual” e o destino o “Estado Desejado”.

Para que a viagem seja bem sucedida, um determinado caminho precisará ser percorrido e obstáculos precisarão ser removidos ou contornados .

Muitas vezes o cliente sabe aonde quer chegar mas não como fazê-lo.

Outras, nem sequer sabe o que deseja, e este esclarecimento passa a ser o primeiro passo no processo.

Uma coisa é certa: sempre se pode mudar, melhorar e desenvolver algo.

Saindo do pressuposto de que o cliente tem as respostas dentro de si próprio  (e de que ele é a melhor fonte para suas próprias soluções) o coach tem o papel de conduzi-lo através de perguntas específicas e bem orientadas. Com as perguntas certas no momento certo, a mente encontrará os caminhos certos e as melhores soluções!

Por ser uma metodologia visada ao alcance de objetivos, o coaching não se limita a nenhum contexto específico, podendo ser aplicado a qualquer área da vida de um indivíduo.

Coach: significa instrutor, aquele que ajuda o cliente a evoluir e atingir suas metas, sejam elas quais forem.

Coachee: significa cliente; aquele que é ajudado ou conduzido pelo instrutor.

Existem muitas evoluções no termo coaching, desde o tempo em que foi criado. Nenhuma delas é diferente da ideia original, tendo todas elas o conceito de instruir alguém a chegar em algum lugar, independente de qual seja ele.

Evolução

  • 1500 : O surgimento do termo na Inglaterra.
  • 1850 : Começa a ser utilizado em tutores na Inglaterra.
  • 1950 : Passa a ser usado como habilidade de gerenciamento humano.
  • 1960 : Surge em Nova Iorque como um conceito de vida.
  • 1970 : Surge no Brasil como conceito Esportivo.
  • 1980 e até os     tempos atuais : Conceito de Coaching Executivo, de Vida, etc.

Conheça mais sua história:

1500 – Eram chamados coaches, os condutores de carruagens na idade média. Eram os cocheiros ou aqueles que conduziam o coche. Eram os que levavam os clientes até um determinado lugar. Os instruíam até seus destinos.

1850 – Neste ano todos os professores, mestres e tutores de universidade receberam o termo coaches, pois eram os responsáveis por instruir os alunos e prepará-los para os exames.   

1950 – Esta foi a primeira vez que usaram o termo Coach para gerenciamento de pessoas, onde colocavam em prática seus conhecimentos e técnicas de desenvolvimento pessoal e de pessoas.

1960 – Em um instituto de Nova Iorque, foi colocado pela primeira vez a habilidade Coaching em um instituto educacional, com o intuito de resolver problemas e conflitos.

1970 – No Brasil o termo foi usado para redirecionar os atletas para alcançarem seus objetivos.

O termo Coaching ficou muito conhecido por ser usado para resolver problemas, estabelecer metas e alcançar objetivos.

Como coaching pode ajudar?

O coaching é empregado para ampliar a visão profissional e pessoal, auxiliando no desenvolvimento de estratégias, técnicas e atitudes. Coach é um profissional muito requisitado por indivíduos e em grandes empresas, proporcionando-lhes ferramentas  e meios de passar por eventuais dificuldades.

O coach instrui a pessoa a encontrar modelos para o sucesso, dando sempre meios de implementação de gestão.

A presença do coaching é imprescindível

O profissional de coaching apoia o coachee, dando-lhe dicas para aumentar as metas, fazendo-o desenvolver suas competências, dando-lhe apoio em um planejamento.

O coaching ajuda a alcançar os sonhos, a encontrar maneiras de se atingir o alvo, independente de qual for a área profissional ou pessoal.

O coaching como tutor corporativo e pessoal

O coaching auxilia na tomada de decisões, tanto nos bons momentos, quanto nos críticos. O profissional de coaching pode ajudar a empresa em qualquer problema, seja ele falta de agilidade dos funcionários, desmotivação da equipe, mudança de segmento, aumento de concorrência, falta de crescimento rápido na empresa, queda de lucros e produtividade.

Também atua em treinamentos e orientações e em processos de definição de metas, mostrando maneiras de se ultrapassar desafios.

Nada pode ser comparado ao estado de espírito de uma pessoa quando está em total conexão com seus maiores valores e sonhos! O significado que esta realização traz é capaz de romper qualquer barreira e cria uma energia que transcende o próprio ser e impacta os demais!

Aliado às técnicas de PNL e constelação sistêmica, o processo de coaching oferece um conjunto altamente transformador e extremamente eficaz para mudanças rápidas, profundas e duradouras na estrutura do problema, possibilitando mudanças verdadeiramente possibilitadoras e prósperas.

Os mecanismos que estão por trás das objeções são vistos e compreendidos e  sua estrutura reformulada, transformando os “inimigos internos auto sabotadores” em verdadeiros aliados.

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Moshé Bergel
Moshé Bergel https://moshebergel.com

Formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treino indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Sou uma pessoa dedicada a inspirar as pessoas e ajudá-las a ter sucesso na vida. Um autor, palestrante, treinador e apresentador, falo sobre vida, amor e uma série de outras coisas em seu blog.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta