Quais são seus Valores?

Quais são seus Valores?
novembro 05 08:43 2015 Imprimir Este artigo

Neste artigo quero falar de forma sucinta sobre valores, como eles influenciam nossas vidas e na maioria das vezes nem nos damos conta. Apesar da amplitude do tema, podemos aprender todo dia um pouco.

Já parou pra pensar por que as vezes tomamos decisões que lá na frente fazem a diferença em nossas vidas, tanto negativa ou positivamente?

Quando devolvemos o troco que nos foi dado errado ou quando queremos mudar de emprego, porém, não temos coragem de pedir demissão, ou mesmo quando deixamos o carro alguns centímetros fora da vaga e isso nos faz procurar outra?

Sim, isso nada mais é do que nossos valores intrinsecamente falando aos nossos ouvidos.

Valores são fundamentos morais, um conjunto de características que definem nossas atitudes e comportamentos frente a esses eventos. Cada pessoa tem em si valores inerentes a sua vivência.

Valores surgem da experiência de vida dos indivíduos, dos exemplos que recebeu durante a sua educação e formação. São os valores que as motivam a trabalhar, se vai gastar o dinheiro, se vai poupar,  pois os valores regem as nossas decisões.

Voltando ao pedido de demissão, as vezes não gostamos de nossos empregos, porém, não tomamos a decisão de pedir demissão com medo de ficarmos sem nossa fonte de renda. Esse é o valor da segurança, pois se não tivéssemos esse valor tão alto, pediríamos a conta sem mesmo arrumar outro emprego.

Para um ser humano conduzir sua vida com sucesso ele deve alinhar seus valores com seu trabalho e filosofia de vida.

O Coaching pode auxiliar nesse processo de descoberta através de suas poderosas ferramentas e metodologias, promovendo o autoconhecimento  e dando norte aos seus projetos de vida.

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Helber Zalamena
Helber Zalamena

Formado em Gestão de Pessoas, pós graduando em Psicologia Corporativa, Professional & Life Coaching.

Ver Mais Artigos
  1. Margarida
    novembro 05, 21:25 #1 Margarida

    Ás vezes os valores “pesam” nas tomadas de decisões! Principalmente quando há pessoas que poderão sofrer consequências com as nossas atitudes!!! Parabéns pelo artigo!!!

    Reply to this comment

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta