Qual o seu maior medo?

Qual o seu maior medo?
novembro 03 14:16 2015 Imprimir Este artigo

Quem gostar de um bom filme e tiver a oportunidade de ver, recomendo que assistam “Coach Carter – Treino para a vida”. Gosto muito de uma frase citada nesse filme e que ilustra muito bem essa parte do medo:

“Nosso maior medo não é de sermos inadequados, nosso maior medo é de sermos poderosos além da conta, é nossa luz e não nossa obscuridade que mais nos apavora. Ser pequeno não serve ao mundo, não há nada de sábio em se encolher para que as outras pessoas não se sintam inseguras ao seu redor. Nós todos fomos feitos para brilhar como as crianças. Não está apenas em alguns de nós, está em todos. E na medida em que deixarmos nossa luz brilhar, nós inconscientemente damos às outras pessoas a permissão para fazer o mesmo. Na medida em que nos liberamos de nosso medo, nossa presença automaticamente libera os outros”.

Muitas pessoas têm medo do desconhecido. Outras têm medo da sua capacidade. Existem também aqueles que têm medo de não conseguirem. Tudo isso são crenças limitantes que afetam nosso potencial e embaçam nossa visão rumo ao nossos objetivos finais. O medo se manifesta porque temos muitas inseguranças e talvez a pior delas seja de não conseguir atender às expectativas das pessoas, que, independentemente de estarmos certos ou errados, irão nos julgar ou criticar nossas ações.

Quanto a isso não devemos nos preocupar, pois críticas negativas existirão de qualquer forma e não há nada que possamos fazer, pois nada mudará a opinião dessas pessoas. O melhor a fazer é seguir em frente com nossos propósitos, lutando para conseguir alcança-los.

O que separa um vencedor de um derrotado? A maneira como criam suas crenças e convicções. Como disse Henry Ford: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de todo jeito você está certo”, pois a maneira como você constrói sua crença é que determina o seu futuro.

Pense sobre seu medo. O que ele faz por você? Quais são as vantagens ou desvantagens de se ter medo? Claro que o medo também nos protege de muitas coisas, entre elas, de “trocarmos os pés pelas mãos”, ou seja, o medo às vezes é nosso aliado quando nos avisa de que algo poderá dar errado e é exatamente nesse ponto que você deve analisar o que realmente está impedindo você de seguir adiante.

Não importa qual é o seu medo nesse momento. Saiba que ele existe só porque você acredita nele e está dando mais atenção a ele do que no seu objetivo. Você o alimenta de tal maneira que ele chega a dominar seu pensamento impedindo que seus sonhos e seus objetivos sejam realizados.

Não quero que pensem que estou condenando ou julgando quem tem medo. O medo é normal e faz parte de nossa vida. O que quero dizer é que você não pode permitir que ele te domine e te impeça de viver.

O processo de Coaching pode te ajudar a identificar e a superar seus medos, fazendo com que você atinja seus objetivos com determinação e muita coragem. Caso queira saber mais, envie um e-mail para julio@tempoinstituto.com.br e terei o maior prazer em te ajudar.

Um abraço e até a próxima!

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Julio Torres
Julio Torres http://www.tempoinstituto.com.br

Coach formado pela Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching), com certificação internacional pelo BCI - Behavioral Coaching Institute, especialista em Relações Humanas e Comunicação Eficaz pelo Dale Carnegie Training Institute, coautor do livro "Coaching Aceleração de Resultados" pela editora Ser Mais e fundador e diretor do Instituto Tempo.

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta