Quando tudo for pedra, atire a primeira flor

Quando tudo for pedra, atire a primeira flor
novembro 12 10:44 2015 Imprimir Este artigo

Excelente dia!!!!
Como estão nossas reações diante das pessoas e das situações?
Já escrevi um pouco sobre isso há algumas semanas e creio ter dado tempo de refletirmos e tentarmos colocar um pouco em prática esse melhor controle de como reagimos.
Na verdade, não tenho aqui a pretensão de mudar ninguém, mas propor reflexões que levem cada um a se observar, analisar e pontuar o que precisa melhorar em si mesmo para assim melhorar sua vida como um todo. Por isso acho importante que tentemos praticar aquilo que nos chama a atenção de alguma forma para as nossas dificuldades e/ou defeitos.
Então!!! Falando de reação, podemos refletir sobre alguns pontos:

– Por que reajo com irritação a determinada situação?
– Por que reajo com indiferença a outras?
– Por que reajo com desprezo?
– Por que não consigo controlar minhas reações?

Vejo que funcionamos na maior parte do tempo em um “piloto automático”, onde nossas reações são comandadas por padrões já fixados em nós.
Então se algum carro fecha o outro no trânsito, o automatismo de cada um funciona de um jeito. Uns vão xingar em pensamento, outros gritarão na janela, outros vão começar a perseguir freneticamente até conseguir xingar a mãe do motorista olhando na cara dele.
Se recebemos uma crítica, uns aceitarão, outros negarão, outros brigarão, ficarão melindrados.
E tudo isso no automático, justamente por não pensar em soluções diferentes, pois na verdade grande parte das pessoas têm o defeito de achar que os outros têm obrigação de aceitá-los do jeito que eles são e pronto.
É como se dissessem: Eu sou do meu jeito, não vou mudar e ele(a) que se vire pra se adaptar a mim!!!
Só que ao mesmo tempo em que precisamos sim, nos adaptar às pessoas e suas formas de viver, precisamos também tentar melhorar a nossa o máximo possível, pra que sejamos pessoas agradáveis, pessoas que construam, que realizem, que incentivem, que apoiem.
Quando a figura que coloquei hoje fala em atirar flor, significa que quando recebermos uma ação danosa de alguém, procuremos reagir com menos agressividade, com menos intolerância, buscando compreender.
E aos poucos isso se tornará um hábito em nossa vida. mas se lembrem que hábitos são construídos, eles não caem do céu, portanto mão à obra!!!!!!
E vamos com alegria!!!!

veja mais artigos

Sobre o Autor

Marcos Costa
Marcos Costa http://marcoscostacoach.com.br/

Profissional e Musical Coaching. Acordar sonhos adormecidos, atingir metas, ser uma pessoa melhor, planejar e ter foco! Isso é Coaching!

Ver Mais Artigos

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Deixe uma resposta