A Cabala e o Coaching

by Carlos Eduardo Casagrande | 16/11/2016 16:10

 

Kabbalah ou Cabala é uma palavra em hebraico que significa receber. Receber o que? Tudo que desejarmos na nossa vida.

Cabala nos ensina como aumentar nossa capacidade de receber e compartilhar de forma contínua e ilimitada, sobre ter uma vida com propósito e entender nosso verdadeiro papel como líderes no trabalho, na nossa vida pessoal e na sociedade como um todo.

Comecei a estudar cabala muitos anos antes de me formar Master Coach & Mentor e confesso que todos esses anos de vivência de ensinamentos cabalísticos formaram minha base para me tornar uma profissional que tem o privilégio de aplicar esses ensinamentos milenares no desenvolvimento de pessoas, ajudando-as não só a se relacionarem melhor e serem mais felizes, mas sobretudo a manifestarem seu pleno potencial em todas as áreas da vida. Afinal, quando evoluímos e nos transformamos como profissionais, beneficiamos todos os nossos relacionamentos, nos tornando mais plenos e realizados em todas as esferas da vida.

O objetivo do Coaching é desenvolver pessoas através de um processo estimulante e criativo, com ferramentas que visam maximizar nosso potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos nossos objetivos e metas através do desenvolvimento de novos comportamentos. É sobre construir e desenvolver melhores relacionamentos interna e externamente.

Considerado como uma ferramenta para Liderança de Alta Performance, é uma metodologia diferente para chegar em resultados mais efetivos e consistentes a partir de novas formas de atuação das pessoas nas organizações.

                                                    cabala1 (1)[1]

O grande cabalista Shimon Bar Yochai é o autor do famoso livro Zohar, que significa Esplendor. Este grande livro de sabedoria escrito a mais de 2000 anos, descreve toda a história da humanidade de antes do Big Bang até os dias que ainda estão por vir. Fala sobre as leis que regem o universo e como podemos nos beneficiar desse conhecimento profundo não só para viver em harmonia com a natureza e o sistema que rege o nosso planeta e o universo, mas para desenvolvermos a verdadeira maestria na forma que nos relacionamos com os outros e nos desafios diários que a vida nos impõe.

O Zohar descreve as “ Regras do Jogo da Vida” e a batalha interna diária de duas forças “ a voz da alma” e a voz do “oponente”, entre outros assuntos.

Tim Gallwey, conhecido como o fundador do conceito de Coaching moderno, foi o pioneiro no movimento da psicologia aplicada ao esporte e ao mundo corporativo. Ele descreve seu “The Inner Game”, como o jogo interno de duas forças. Seu método está baseado no conceito que todos possuímos uma conversa interior protagonizada por duas vozes. A primeira, que o Zohar descreve como a voz da alma, Gallwey chama de nosso Eu verdadeiro. Em oposição está a voz do “ oponente” que é o nosso adversário, o eu crítico e julgador que tem uma função bem clara de nos desviar do nosso foco impedindo-nos de manifestar nosso pleno potencial e performance desejada em todas as áreas de nossa vida.

Gallwey também descreve dois espaços que nós vivemos: o espaço de fora, o mundo externo e o interno. Ele afirma que essas duas realidades afetam uma a outra e são independentes ao mesmo tempo. Nossa cultura é fundamentada no mundo físico, dando mais importância sobre o que “está fora”. Por isso buscamos por exemplo, a beleza, prosperidade financeira, posição social, ascensão profissional e etc. E não há nada de errado em querer ter e ser tudo que desejamos, mas segundo Gallwey, após 35 anos de experiência como o Pai do Coaching moderno, as melhores coisas sempre estiveram dentro de nós, que é onde a verdadeira alegria, a felicidade, a sabedoria, a paz e plenitude estão.

A cabala conceitua o mundo material como sendo “o mundo do 1%”, e o que os 5 sentidos não percebem “o mundo dos 99%”. Então, segundo os cabalistas vivemos na realidade do 1%, ou seja, 99% da realidade não é percebida por nós. Esse é o mundo da criatividade, ideias, imaginação, inspiração divina, soluções para todo tipo de desafios e problemas, sabedoria que precisamos para liderar nossa vida e também a felicidade e a tranquilidade que tanto almejamos.

Os ensinamentos da Cabala nos ajuda a nos conectarmos com a realidade dos 99%, que é a semente, a causa do que está acontecendo no mundo físico do 1%.

No Coaching, o Coachee (cliente) traz um desafio ou meta e o Coach lhe faz perguntas que o fazem pensar, talvez de um jeito que não tinha pensado ainda e encontrar as soluções dentro de si. Essas ideias são da realidade dos 99%, que os físicos quânticos chamam de “o mundo das possibilidades infinitas”.

                                                              coaching professor[2]

A experiência que a Cabala chama de “O Jogo da Vida” é acessar esse mundo dos 99% dentro de nós, o mundo que contêm todas as respostas não só para nossos desafios, mas a solução de todos os problemas que existem na humanidade. É fácil de observar esta evidência nas grandes descobertas e soluções trazidas pelos grandes cientistas e filósofos através de sonhos, intuição ou na forma de insights.

Muitas vezes temos esta experiência, mas nem sempre nos damos conta de que se trata de uma inspiração da realidade dos 99%.

O que acontece na maioria das vezes, é acreditarmos que as coisas boas como felicidade, sabedoria e paz vem de fora, dos eventos e pessoas, mas o fato é que tudo isto está na outra direção. Até quando admiramos um lindo pôr do sol, o que ele faz, é disparar dentro de nós um mecanismo que aciona nossa beleza interior para que assim possamos reconhecê-la dentro de nós. Assim também é com o amor e todos os sentimentos bons dentro de nós.

A cabala nos ajuda a conseguirmos acessar e potencializar nossas habilidades e talentos e a ultrapassar os obstáculos internos, nosso oponente interno que pode ser expresso através do medo de errar, do fracasso, de não ser bom o suficiente, dúvidas sobre nós mesmos, inseguranças, suposições sem fundamento, ou seja, a falta de conexão com a nossa essência, com quem realmente somos e nossa capacidade infinita de ser e realizar coisas incríveis e trazer soluções para nós e para toda a humanidade. É bem verdade que existem grandes obstáculos para reconhecermos e revelarmos este nosso potencial, porém existem muitas ferramentas para eliminar essa barreira que nos separa da realidade dos 99%.

Mas para isso é necessário assumir total responsabilidade sobre nossas vidas, tarefa nada fácil. Afinal, “ O Oponente” estará presente na nossa vida diária, em cada respiração e passo do nosso caminho. E nossa tendência será sempre encontrar algo de errado “no outro”, nas situações e nos fatos que nos acontecem diariamente.

Para viver a vida plena e de liderança que o Coaching propõe, precisamos abandonar nossa consciência de vítima e assumir responsabilidade pelos eventos e pessoas boas e ruins na nossa vida. Temos que admitir que nós somos a causa, que consciente ou inconscientemente criamos nossa realidade o tempo todo. Isso é difícil de vivenciar no nosso dia-a-dia, porém saber disso nos leva para a posição de criadores “conscientes” de nossas próprias vidas, capazes de criar todos os dias a vida que desejamos para nós e todos aqueles que amamos.

Essa é a grande mudança de paradigma de nossos tempos, o que a física quântica confirma, que somos criadores e responsáveis por tudo de bom e de ruim que vivemos e assistimos no mundo. Estamos criando não só nossa vida, mas o mundo a nossa volta.

Essa mudança profunda da consciência humana é a única forma de transformar esse mundo de caos e sofrimento, em um mundo de abundância e felicidade plena e duradoura que desejamos e sonhamos para nós e toda a humanidade.

Cabala e Coaching é sobre chamar para todos e cada um de nós a responsabilidade por criarmos nossa realidade no mundo corporativo, na sociedade e na nossa vida pessoal.

Ambas são poderosas ferramentas de elevação de consciência para estabelecermos contato com o universo infinito e ilimitado e seu impressionante poder de mudar e melhorar toda e qualquer coisa na nossa vida.

Desejo que um dia você possa experienciar a alegria e o prazer da verdadeira realização, através de um processo de Coaching!

Mudar sua vida é mudar seu “inner game”!

Tudo de bom!

Autora: Luciana Panteleiciuc – Master Coach & Mentora ISOR®

Fonte: O Poder da Kabbalah (Yehuda Berg)

The Inner Game (Tim Gallwey)

O post A Cabala e o Coaching[3] apareceu primeiro em Instituto Holos[4].
Source: Holos

 

Endnotes:
  1. [Image]: http://www.holos.org.br/wp-content/uploads/2016/07/cabala1-1.jpg
  2. [Image]: http://www.holos.org.br/wp-content/uploads/2016/07/coaching-professor.jpg
  3. A Cabala e o Coaching: http://www.holos.org.br/a-cabala-e-o-coaching/
  4. Instituto Holos: http://www.holos.org.br

Source URL: http://socialcoach.com.br/cursos-de-coaching/cabala-e-o-coaching/